• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • sábado, 26 de novembro de 2016

    Vai viajar? Polícia Militar dá dicas para manter a casa segura



    Mostrar movimento na casa, com a ajuda de vizinhos e parentes, é uma das recomendações.

    Aproxima-se o período de festas de fim de ano e de férias, momento em que muitas pessoas viajam e deixam a casa vazia. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, sinais de abandono no imóvel são o principal fator responsável por atrair bandidos. A corporação alerta para pequenos cuidados que ajudam a evitar furtos residenciais.

    Para quem vai viajar, a recomendação é mostrar movimento na casa. Vale pedir que vizinhos ou parentes frequentem constantemente o imóvel. Segundo os especialistas da Polícia Militar, ladrões costumam procurar casas desabitadas tanto para furtos quanto para outras ações criminosas, como para esconder drogas ou armas.

    O morador também precisa ficar atento a certas medidas pessoais. Entre elas, não divulgar nas redes sociais datas em que estará fora do domicílio e, principalmente, não comentar com estranhos sobre a viagem.

    Além disso, deve-se evitar janelas sem grade e reforçar as portas com trancas. A polícia acredita que os bandidos procuram facilidade e, em menos casos, tentam arrancar uma grade ou uma barreira mais resistente.

    Outra dica é deixar os vizinhos de confiança cientes sobre quanto tempo estará ausente do imóvel e, quando estiver fora, fazer contatos constantes com essas pessoas para saber se tudo está em ordem. Em relação aos bens, deve-se evitar que joias e dinheiro fiquem na casa, mesmo que dentro de cofres.

    Uma atitude que pode atiçar a curiosidade de pessoas mal-intencionadas é acomodar malas em veículos. Esse procedimento tem de ser feito na garagem de modo a não mostrar que a família está de partida.

    Além de todas essas orientações, na medida do possível, sugere-se instalar alarmes interligados a casas de parente ou vizinho. Comportamentos estranhos de pessoas rondando a residência devem ser comunicados à Polícia Militar. Veja os telefones.

    Efetivo será reforçado para garantir a segurança no período de férias.

     

    Neste fim de ano, a Polícia Militar inicia o Policiamento de Intensificação Natalina. A operação ocorre anualmente em pontos estratégicos, especialmente onde há aumento de pessoas no comércio e em estabelecimentos bancários.

    O policiamento também está sendo reforçado por meio da operação Redução de Índices Criminais, em locais, dias e horários críticos, de acordo com estudos e estatísticas da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Retomada no início de 2016, a ação conta com o incremento de 800 policiais nas ruas. Esse efetivo é de áreas administrativas e costuma ser acionado em dias estratégicos.



    Agência Brasília

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.