test banner

#Viva: Flamboyant volta a florir no DF após contrair fungos e correr risco de cair

Flamboyant florido em frente ao Tribunal de Justiça do DF (Foto: ACS TJDFT/Divulgação)

"Árvore tem mais de 40 anos e fica em frente ao Tribunal de Justiça do DF. Estava 'condenada' e voltou a florir após tratamento da #Novacap."

O flamboyant que ficou doente e corria o risco de cair voltou a dar flores em frente ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal. A gigantesca árvore havia sido atacada por um fungo no tronco e condenada pela Novacap no último mês de junho. Ao lado, mais duas mudas foram plantadas para garantir a permanência da espécie no local.

A árvore havia sido analisada por uma bióloga da Universidade de Brasília em 2015, mas a profissional não conseguiu reverter o quadro da planta. O #TJ pediu então que a Novacap fizesse uma nova avaliação do flamboyant. A planta fi isolada com fitas e avisos de "cuidado".

Os dois órgãos tomaram algumas medidas para evitar que a árvore caísse e para garantir a segurança de quem passa pelo local, como colocar escoras para sustentar o tronco. A área em volta também foi interditada e alguns galhos foram podados para aliviar o peso na base.
Cartaz afixado em Flamboyant 'doente' avisa população que árvore, localizada no centro de Brasília está em tratamento (Foto: Mateus Vidigal/G1)
Foto de arquivo de flamboyant em tratamento no centro de Brasília; fitas de isolamento cercavam a árvore, e avisos de 'cuidado' foram afixados no local (Foto: Mateus Vidigal/G1)]

A Novacap realizou também um tratamento para impedir que o fungo se espalhasse ainda mais. O procedimento foi a responsável por fazer com que a árvore sobrevivesse. Com a intervenção da companhia, o flamboyant pode florir aproximadamente por mais de 10 anos.

O flamboyant tem mais de 40 anos de idade e está plantado ao lado do Palácio da Justiça do TJ. Ele mede cerca de oito metros de altura e enfeita as margens do Eixo Monumental de Brasília, próximo à praça do Buriti.


Do G1-DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem