• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

    Joe Valle é eleito presidente da Câmara Legislativa do DF

    Os deputados Joe Valle e Agaciel Maia se cumprimentam antes da eleição para presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Foto: Raphaella Bechepeche/Câmara Legislativa do Distrito Federal)

    Ele foi eleito com 12 votos e com isso comandará a Casa pelos próximos dois anos. Agaciel Maia também recebeu 12 votos; desempate ocorreu com base em campanha de 2104.

    O deputado Joe Valle (PDT) foi eleito nesta quinta-feira (15) presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, com 12 votos. Com isso, ele comandará a Casa pelos próximos dois anos. O concorrente dele, Agaciel Maia (PR), também tinha recebido 12 votos, mas Joe tinha preferência em critérios de desempate por ter recebido mais votos durante a campanha de 2014.

    Após escolherem a presidência, os parlamentares elegeram Wellington Luiz (PMDB) novo vice-presidente da Câmara. O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) foi indicado líder do GDF na Câmara Legislativa. Na prática, ele é responsável por articular e pautar projetos de interesse do governo na Casa.

    Houve bate-boca entre os distritais no plenário. O deputado Robério Negreiros (PSDB) mudou o voto, inicialmente em Agacial, após ter sido chamado de “moleque” por Rodrigo Delmasso (PTN). Assim, acabou dando apoio para Joe. O resultado de Joe Valle só foi proclamado 20 minutos depois, após suspensão da sessão.

    Nos bastidores, Robério tinha decidido que votaria em Joe Valle, mas teria mudado de voto por determinação do presidente do PSDB, senador Aécio Neves. Depois da confusção, Agaciel também chegou a declarar que Joe Valle é “laranja” de Celina Leão, afastada da presidência da Câmara em 23 de agosto, acusada de cobrar propina em contratos com serviços de UTI.

    Mais cedo, a deputada Sandra Faraj (SD) protagonizou outra animosidade. Ela tinha pedido para concorrer à primeira secretaria da Câmara, sendo que já havia acabado o prazo para isso. Ela tinha chegado atrasada à sessão iniciada às 11h – uma hora depois que o previsto. Ela só conseguiu se inscrever ao cargo, responsável pelo setor administrativo da Câmara, depois de quase dez minutos de discussão.

    A eleição de Joe Valle afeta os planos do governador Rodrigo Rollemberg, que apoiava Agaciel Maia nos bastidores. Mesmo com Joe Valle tendo sido parte do governo – ele foi secretário de Trabalho 28 de outubro e agosto deste ano, o panorama político mudou depois que o partido dele, PDT, decidiu se afastar do Executivo.

    Joe Valle substitui a presidente afastada, Celina Leão (PPS). Ela foi afastada pela Justiça por suspeita de receber propina em contratos com serviços de UTI. Celina foi substituída pelo deputado Juarezão (PSB), o vice-presidente.

    Nas eleições de 2014, Joe angariou 20.532 votos. Já Agaciel, 14.876. A diferença entre votos foi levada em conta como terceiro critério de desempate. Os primeiros são os números de mandatos na Câmara (ambos têm dois) e o número de deputados que integram o bloco de cada um (ambos também têm dois).

    Perfil
    Joe Carlo Viana Valle nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte, em 1964. Ele já ocupou o cargo de secretário da Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e, no Executivo local, o cargo de presidente do Emater.

    Engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília (UnB) é um dos principais produtores de alimentos orgânicos do país. O primeiro mandato dele como deputado distrital começou em 2010. Ele foi reeleito em 2014.

    Veja como votou cada deputado
    Agaciel Maia - Agaciel
    Bispo Renato - Agaciel
    Celina Leão - Joe
    Chico Leite - Joe
    Chico Vigilante - Agaciel
    Cláudio Abrantes - Joe
    Cristiano Araújo - Joe
    Rodrigo Delmasso - Agaciel
    Joe Valle - Joe
    Julio Cesar - Agaciel
    Liliane Roriz - Joe
    Deputado Lira - Agaciel
    Luzia de Paula - Agaciel
    Professor Israel - Agaciel
    Reginaldo Veras - Joe
    Rafael Prudente - Joe
    Ricardo Vale - Agaciel
    Robério Negreiros - Joe
    Sandra Faraj - Joe
    Telma Rufino - Agaciel
    Wasny de Roure - Agaciel
    Wellington Luiz - Joe
    Juarezão - Agaciel




    Por Gabriel Luiz, G1 DF

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.