test banner

#ARUC - Escola de samba do Cruzeiro promove exposição sobre carnaval no DF

(Foto Antonio Cunha - CB)

Até dia 28 de fevereiro, objetos, fotos, troféus e fantasias estarão em exibição no Pátio Brasil
A partir desta terça-feira (14/2), chega na capital a exposição "Carnaval de Brasília tem história", que conta os relatos da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc), grupo de escola de samba do Distrito Federal, que já conquistou 31 títulos. No evento, objetos, fotos, troféus e duas fantasias usadas pelos integrantes do grupo estão em exibição. A mostra segue até o dia 28 de fevereiro, na Praça Central do Pátio Brasil. 

A história começou na Quadra 14 do Cruzeiro, quando um grupo de cariocas recém transferidos para Brasília criou um Departamento de Escola de Samba. A ideia era fundar uma entidade que promovesse harmonia entre os moradores da região, desenvolvendo atividades de lazer, esporte e cultura. Apesar de todos os títulos, a escola de cores azul e branco também passou por algumas crises durante sua existência, como, por exemplo: a desclassificação por reduzido número de integrantes em 1974 e o sumiço da bandeira no desfile de 1979. 
  
Com 56 anos de existência, a Aruc abriu um Departamento de Esportes, formando equipes de futebol, futsal e handebol. Além disso, promoveu concertos, oficinas de artes plásticas e de serigrafia, desenvolvendo a produção artística da comunidade. Nos anos 90, se afastou dos desfiles por três anos consecutivos devido a problemas de organização com o Governo de Brasília. Com essa pausa, a escola se transformou no Clube de Unidade de Vizinhança do Cruzeiro, que reformou quadras de esporte e construiu piscinas. Quando voltou aos tambores, ainda naquela década, faturou mais um campeonato. 

Estas e outras histórias podem ser conferidas na exposição, de segunda a sábado, das 10h às 22h. E domingos e feriados das 14h às 20h. A entrada é gratuita. Informações:  (61) 99258-6801
 Foto Divulgação

Correio Braziliense - Foto: Antonio Cunha/CB/D.A.Press

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem