test banner

Mané Garrincha: Cadê os documentos do estádio? - Faltam laudos e notas fiscais

Cadê os documentos do estádio?
No mais recente relatório sobre a obra do Estádio Nacional Mané Garrincha, o corpo técnico do Núcleo de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas do Distrito Federal criticou a recusa do Consórcio Brasília 2014 em apresentar documentos sobre a empreitada. “A maioria das questões discutidas poderia ser esclarecida de maneira definitiva e inquestionável se o consórcio, detentor de todas as informações da obra (contrato com terceiros, notas fiscais de aquisição de materiais e serviços), apresentasse-as como meio de prova de seus argumentos”, diz um trecho do relatório técnico.

Faltam laudos e notas fiscais
Segundo o Núcleo de Fiscalização de Obras do TCDF, houve reiteradas tentativas de se obter documentos, tanto junto ao consórcio, quanto em solicitações à Novacap. “O Tribunal solicitou várias documentações à Novacap e ao consórcio, como laudos de testes realizados no concreto, avaliação de características de materiais com a fundamentação estatística definida em norma, comprovação de gastos com mobilização e desmobilização de mão de obra e equipamentos) e, em todas essas ocasiões, tanto a Novacap como o consórcio não encaminharam as informações solicitadas”.

Alteração de cronograma
Possíveis mudanças no cronograma da obra também encareceram indevidamente a construção da arena. O prazo inicial era a entrega do estádio em julho de 2013. Por cobrança da Fifa, o GDF cogitou antecipar a conclusão para dezembro de 2012, mas o prazo inicial prevaleceu. Mesmo com a manutenção da data original de finalização em julho de 2013, foram firmados contratos de serviços noturnos de R$ 20 milhões, com o objetivo de antecipar o dia de conclusão da empreitada. “O consórcio recebeu recursos para antecipar o prazo de entrega da obra, mas não cumpriu esse acordo”, argumenta o corpo técnico do TCDF. O julgamento da primeira etapa da obra está marcado para 27 de junho.


Por Ana Maria Campos – Coluna Eixo Capital” – Foto: Edilson Rodrigues/CB/D.A.Press – Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem