test banner

CLIMA » Preparem os casacos: o frio vai voltar

Frente fria do sul vai derrubar temperatura: DF deve registrar 9º C –Quem se incomodou com as baixas temperaturas registradas em Brasília neste inverno pode se preparar para um clima ainda mais gelado. Uma frente fria vinda da Argentina, que já está atuando no sul do Brasil, deve, ao longo da semana, trazer quedas aos termômetros no Distrito Federal. A expectativa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de mínima de 9ºC na próxima quinta-feira.
O motivo do frio é um centro de alta pressão que veio do Polo Sul, passou pelo Chile, Uruguai e, por último, pela Argentina. Por onde percorreu, a massa acarretou em quedas nas temperaturas. “Ela agirá primeiramente no sul do país, onde chega com muito frio e ventos. Em algumas localidades por lá, a temperatura poderá chegar a - 4ºC”, detalhou a meteorologista Maria das Dores de Azevedo.

A chegada da frente fria traz possibilidade de neve para a região da serra de Santa Catarina, segundo o Inmet. A partir da terça-feira, a massa de ar polar se aproxima do sudeste e do centro-oeste do país. “Em virtude dessa passagem, a temperatura em Brasília pode ficar em torno de 9ºC na quinta-feira. Até lá, as mínimas nos termômetros da capital do país podem variar entre 11ºC e 13ºC”, explicou Maria das Dores.

O cenário pode ser diferente do que foi registrado ontem. O céu azul e a temperatura amena tiraram as pessoas de casa. A ciclovia do Eixo Monumental estava movimentada e houve quem se animasse a levar o cachorro para caminhar usando pouca roupa, cena rara nas últimas duas semanas em Brasília, quando o frio impôs um visual com casacos, gorros e cachecóis. O sol predominou em boa parte do dia. Na madrugada, a temperatura mínima ficou em 12ºC e, à tarde, os termômetros chegaram aos 25ºC. A umidade relativa do ar ficou entre 30% e 80%.

Segundo o Inmet, a temperatura hoje deve variar entre 11ºC e 24ºC e a umidade deve ficar entre 85% e 35%. A previsão é de sol com poucas nuvens e nenhuma possibilidade de chuva. Para amanhã, a mínima pode ser de 11ºC e a máxima, de 23ºC. A umidade relativa do ar fica entre 70% e 30%.


Por: Thiago Soares – Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press – Blog – Google – Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem