• INÍCIO
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
  • ANUNCIE NO BLOG
  • COMENTÁRIOS
  • MAPA DO BLOG
  • domingo, 30 de julho de 2017

    URBANISMO » Espaço de ipês, paz e cidadania no DF

    Rodrigo Rollemberg plantou uma das 300 mudas de flores amarelas na nova praça, ao lado do Teatro Nacional

    *Por Amanda Ferreira

    O novo ponto de encontro dos brasilienses estimula a socialização e também alerta a população sobre a importância de salvar vidas no trânsito

    Enfeitar a cidade com 300 ipês-amarelos, estimular a convivência entre os brasilienses e conscientizar a população sobre a importância de salvar vidas no trânsito. Esses são os objetivos da Praça da Cidadania, inaugurada ontem, ao lado do Teatro Nacional. Durante o plantio das primeiras mudas no local, os participantes do evento aproveitaram o espaço com foodtrucks, brinquedoteca e muita animação. A iniciativa é uma parceria entre o Correio Braziliense, a Rede Globo e a empresa Digital Group.

    As 300 mudas plantadas simbolizam uma missão nobre: a paz no trânsito. Desde a campanha nacional promovida em maio, a cor amarela tornou-se símbolo da conscientização e da segurança nas pistas. A ideia é que a praça seja, além de um ponto de encontro e de socialização, um espaço de promoção da reflexão sobre o comportamento dos brasilienses no trânsito.

    O governador Rodrigo Rollemberg participou da inauguração e agradeceu aos parceiros e administradores regionais presentes. “A Praça da Cidadania valoriza o espaço onde se dão as grandes decisões. O trânsito civilizado é algo muito importante para nós”, ressaltou. Segundo o governador, houve redução no número de mortes no trânsito, em comparação às taxas do primeiro semestre do ano passado — são menos 76 mortes. “Graças ao trabalho integrado da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, estamos celebrando bem essa cidadania.”

    Crianças de escolas de Ceilândia e do Sol Nascente participaram da simulação de um resgate realizado pelo Corpo de Bombeiros e visitaram a minicidade do Detran, instalada para reforçar os cuidados com o trânsito. Quem ficou no evento até o fim participou ainda da roda de capoeira do grupo Gingado e de um aulão de ginástica.

    Para Wesley Santos, um dos organizadores, o Lago Paranoá, o céu, os ipês e as faixas de pedestres estão entre os símbolos culturais da capital. “Ao unir tudo isso, decidimos desenvolver este projeto. A ideia é que, no futuro, possamos criar ainda mais para destacar o quão linda é a nossa capital do ipê”, comenta. Segundo ele, outro objetivo do local é conscientizar a população para o fato de que a cidadania, além de um direito, deve ser um dever para todos.

    A campanha nasceu para reunir diferentes fotografias dos tradicionais ipês e entrou em uma nova fase em dezembro de 2015, quando as primeiras 25 mudas foram plantadas onde seria a futura praça. Em março do ano passado, os brasilienses participaram da inauguração da Praça da Paz, repleta de ipês brancos, no Estacionamento 7 do Parque da Cidade — marcando a primeira das inúmeras inaugurações.

    A dona de casa Patrícia Silva, 31 anos, foi até o local com o filho David Vitor Silva, 9, para prestigiar a inauguração e aproveitar as atividades pela manhã. Ela não conseguiu esconder a expectativa para o florescimento das árvores. “Sem dúvida, é algo muito bonito. A cidade precisa de cor e o espaço aqui é muito legal para crianças. Temos que aproveitar”, afirma. O menino ficou encantado com os personagens de desenhos animados que estavam no local para cuidar da animação. Estão previstas, ainda, praças dedicadas ao respeito e ao amor, que serão inauguradas no Taguaparque e em Sobradinho. Os locais receberão mudas roxas e rosas, respectivamente. A inauguração está prevista para 2018.

    Floração 

    Roxo
    Tamanho: 15 a 18 metros
    Período de floração: junho e setembro

    Rosa
    Tamanho: até 35 metros na natureza
    Período de floração: agosto e setembro

    Amarelo
    Tamanho: 3 a 8 metros
    Período de floração: julho e setembro

    Branco
    Tamanho: 7 a 16 metros
    Período de floração: agosto e outubro


    (*) Amanda Ferreira – Foto: Valério Ayres/CB/D.A.Ptress – Correio Braziliense

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    imagem-logo
    © Blog do CHIQUINHO DORNAS 2012/2016 Todos os direitos reservados.