test banner

Brasília sedia evento inédito de grandes coleções

Mostras da Colecionar 2017, de 24 a 29 de outubro no Centro de Convenções, incluem selos e moedas raros, carros antigos, artesanato e orquídeas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Mostras, de 24 a 29 de outubro no Centro de Convenções, incluem selos e moedas raros, carros antigos, artesanato e orquídeas

Brasília vai sediar pela primeira vez, entre 24 e 29 deste mês, um evento de multicolecionismo que reunirá em um único espaço filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além dos apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanato.

Promovida pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Colecionar 2017 ocorrerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com o apoio do governo do DF, por meio da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.
Os seis dias de atividades artísticas, culturais e de lazer devem atrair ao local um público estimado de 20 mil visitantes. A entrada é franca.
O evento vai abrigar, só no caso da filatelia, duas grandes exposições de selos. A primeira, a Brasília 2017 — International Stamp Exhibition —, terá participação de 55 países.
A programação inclui oficinas, encontros, oportunidades de negócios, performances e atividades culturais

Nela estarão presentes as 16 coleções mais premiadas do mundo. A outra é a Exposição Nacional Brapex 2017, que prevê a participação de todas as unidades da Federação, com coleções raras e valiosas.
Para estimular a paixão dos colecionadores, a organização buscou parcerias estratégicas que garantissem a multiplicidade de temas e de peças em exposição, várias delas disponíveis para comercialização.
Cédulas e moedas
A Exposição de Cédulas e Moedas será promovida pela Sociedade Numismática Brasileira. Ao todo, serão dez coleções à disposição dos visitantes. Além de raras, são peças que marcaram a história do País e do mundo ao longo do tempo. Entre elas estão:
  • Moedas gregas e romanas
  • As primeiras cédulas que circularam no Brasil
  • As menores moedas do mundo
  • Moedas comemorativas, como a que celebrou os 400 anos de descobrimento do Brasil
  • Moeda que marcou a fabricação de um milhão de Fuscas no País
Carros antigos
A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, entidade reconhecida no DF, especialmente por manter uma exposição fixa no Museu Vivo da Memória Candanga.
Nessa mostra, o Veteran apresentará 30 modelos considerados raros. Entre eles estão: os primeiros carros importados pelo Brasil, os primeiros veículos nacionais e os que não são mais fabricados, chamados fora de série.
Orquídeas
A Exposição de Orquídeas será organizada pela Sociedade Orquidófila de Brasília, que já tem tradição com as coleções dessas espécies.
A entidade vai mostrar exemplares raros, premiados nos principais eventos nacionais e, especialmente, as orquídeas que chegam com a primavera, cuja exuberância é ainda maior nesta época do ano.
Artesanato
As coleções de artesanato serão apresentadas por artesãos conhecidos em Brasília. Eles vão expor, especialmente, peças em cerâmica, porcelana, tecidos e madeiras.
A produção artesanal candanga já tem tradição em eventos. A programação da Colecionar 2017 inclui oficinas, encontros e oportunidades de negócios, bem como shows, performances e atividades culturais.
Colecionar 2017 – exposições e programação artística - De 24 a 29 de outubro (terça a domingo) - No Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Até sexta (27), das 10 às 22 horas, e no fim de semana, das 9 às 18 horas

Galeria de Fotos : - (    https://goo.gl/CdMJqm   )








Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem