test banner

Apoio a distância - “Julgamento histórico” - Um olho em Porto Alegre e o outro em Brasília

Apoio a distância
A próxima quarta-feira será um dos dias mais importantes da história do PT. O julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro ditará os rumos das articulações partidárias no país. A maioria dos nomes de peso do partido no Distrito Federal, no entanto, não vai a Porto Alegre para acompanhar o desfecho do caso do tríplex do Guarujá. Presidente regional da sigla, Erika Kokay estará fora do país, em razão de assuntos pessoais. O distrital Wasny de Roure assistirá de Belo Horizonte. São presenças confirmadas nos atos da sigla em apoio ao petista na capital federal a ex-vice-governadora Arlete Sampaio, o ex-deputado federal Geraldo Magela, o distrital Chico Vigilante e o ex-comandante da legenda em Brasília Roberto Policarpo. Em qualquer que seja a localização, todos eles estarão vidrados no episódio que promete ser o divisor de águas das eleições de 2018.

Caravana
O ex-governador Agnelo Queiroz e o distrital Ricardo Vale estarão na capital do Rio Grande do Sul para acompanhar o veredito do Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4). Possível aposta do PT ao Buriti, Rosilene Corrêa, diretora do Sinpro-DF, está com passagens compradas e depende de disponibilidade na própria agenda para embarcar. Três ou quatro ônibus de militantes do DF devem ir a Porto Alegre. No dia anterior, os petistas organizam uma vigília em frente ao STF. Durante o julgamento, eles se reunirão em frente à sede da CUT, no Conic.

“Julgamento histórico”
O deputado distrital Ricardo Vale embarca para Porto Alegre na próxima segunda-feira. “Caso Lula seja condenado, sem provas concretas, a fragilizada democracia brasileira estará ainda mais vulnerável”, defende o líder da bancada petista no Legislativo local. Para o parlamentar, o Judiciário “vai escancarar de vez seu lado elitista, preconceituoso e injusto”. “Ficará nítido para toda a nação que a Justiça no Brasil é parcial, persegue e condena apenas pobres, pretos e agora políticos petistas.”

Um olho em Porto Alegre e o outro em Brasília
Enquanto Agnelo acompanha o julgamento de Lula em Porto Alegre, o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) julgará um recurso do Ministério Público que pede o bloqueio de bens dele. No processo, o ex-governador foi condenado por improbidade administrativa no caso de reintegração indevida do ex-deputado distrital Marco Antônio dos Santos Lima à Polícia Militar. O MP pediu o bloqueio dos bens do ex-chefe do Buriti para saldar uma dívida de R$ 1 milhão com os cofres públicos, que teria sido pago indevidamente a Marco Antônio. Apesar da condenação, a Corte discordou do valor e rejeitou o pedido de bloqueio dos bens. O MP recorreu da decisão.



(*)  Mariana Niederauer - Ana Viriato e Bruno Lima (especial para o Correio Braziliense - Foto: Luis Tajes/CB/D.A.Press )

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem