Presidente nacional do PPS questiona os motivos do presidente do Senado Federal ao declarar que ex-presidentes da república não podem voltar a ter cargos eletivos; o deputado federal por São Paulo pergunta se a afirmação é contra Lula ou a favor de Dilma; mas ressalta que Sarney "quer cortar caminho" de Lula.
A declaração é a favor da Dilma? Ou contra o Lula? O questionamento é do presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). Ao Brasil 247, o parlamentar disse não entender as declarações do presidente do Senado, José Sarney (PMDB , que defendeu a proibição de ex-presidentes da república de participarem de eleições. A declaração foi dada em uma entrevista à Folha de São Paulo no início da semana.
Para Roberto Freire, "é estranha" uma declaração como essa nesse momento. "Qual o sentido dele [Sarney] falar que um ex-presidente não pode voltar a exercer mandatos? Não entendi porque disse isso. Pode ser a favor de Dilma, que pode tentar a reeleição em 2014. Mas pode ser contra o Lula também, que é alvo de denúncias. Sarney quer cortar o caminho dele", afirmou à reportagem.
O presidente nacional do PPS lembra que hoje existem quatro ex-presidentes vivos no Brasil: Fernando Henrique Cardoso, Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Mello e o próprio José Sarney. "Apenas o Lula e o FHC não disputaram eleições ainda. O Collor é senador e o Sarney se candidatou várias vezes. O Itamar [Franco] voltou. Todos voltaram", destacou.
(Juliane Sacerdote_Brasília 247 )

