test banner

Eleições 2014-DF: Entrada de Arruda na disputa pode virar o andor de Agnelo

                                                                        (Arruda - Agnelo - Reguffe)
*Por: José Seabra.

Um velho petista de carteirinha, acostumado a vencer todas as eleições proporcionais de que participou em Brasília, me liga e interrompe o meu cochilo na rede. Diz-se debruçado sobre uma pesquisa do Ibope. Traduz os números que lê como uma derrota anunciada de Agnelo Queiroz (como de resto de todo o PT) na avalanche de votos que a oposição deve derramar sobre a capital da República em 2014.
Esse meu interlocutor vislumbra duas saídas: 1) uma mudança radical na estratégia de comunicação do Palácio do Buriti; 2) reaproximação com o PDT de Cristovam Buarque e Antônio Reguffe, oferecendo ao jovem deputado uma vaga na chapa majoritária. De preferência vice, com a promessa de fazê-lo sucessor em 2018. Esse, porém, seria um grande risco para os pedetistas, pois a rejeição a Agnelo ultrapassa os 60%.
Realmente, os números que chegam aos meus ouvidos são desconfortáveis para o governador. São creditados a uma pesquisa do Ibope, realizada há pouco mais de um mês. Foram ouvidos 602 eleitores. Cerca de 21% deles, na região de Taguatinga e Águas Claras. Entre as classes A e B, Agnelo pouco soma em percentuais de votos E cai mais ainda quando a curva vai em direção aos extratos C, D, E e F da sociedade.
São quatro cenários distintos. O ex-governador Joaquim Roriz (sem partido) aparece em apenas um, quando a pergunta é espontânea sobre o melhor nome para governar o Distrito Federal a partir das eleições do próximo ano. Mas nem assim O Velho, nessa simulação, tem cacife para chegar. Vem em quarto, atrás de Agnelo, Cristovam e Arruda. (Favor inverter a posição dos nomes no momento da interpretação, sugere o amigo de Brasília).
A ideia da pesquisa é abordar o contexto político brasiliense, mirando o atual governo e avaliando a melhor estratégia para combater os adversários e trabalhar a reeleição de Agnelo Queiroz, de modo a que a campanha saia vitoriosa. Forem esses os objetivos do levantamento, fica claro que o Ibope foi contratado pelo Palácio do Buriti, seja direta ou indiretamente.
Mas, independente de quem tenha contratado a pesquisa, é certo que o Raio X serviu como um alerta para as pretensões de Agnelo em se manter no cargo por mais quatro anos, como ele desejaria – ou deseja. Em linhas gerais é o que se depreende de uma análise superficial do estudo, com  margem de erro de 4% para mais ou para menos.
Nos três cenários em que o entrevistado é estimulado a indicar o nome da sua preferência, o ex-governador José Roberto Arruda comanda o jogo político com facilidade. O primeiro deles: Arruda 13, Cristovam 12, Agnelo 8, Rodrigo Rollemberg e Liliane Roriz 5, Toninho do Psol 3. Os dados são fechados com Eliana Pedrosa, o vice Tadeu Filippelli e Jofran Frejat, com dois pontos percentuais para cada um.
Os números de outras simulações colocam Agnelo Queiroz sempre atrás. O que, convenhamos, é muito ruim, pois é o único a ter exposição permanente na mídia, na condição de governador. Ou seja, ele é notícia 24 horas por dia, seja para falarem bem (o que é raro) ou mal dele (o que é uma constante).
No segundo cenário estimulado, sai Cristovam e entra Reguffe. Veja os números: Arruda 14, Reguffe 10, Agnelo 8, Liliane 5, Rollemberg 4, Eliana 3, Toninho, Filippelli e Frejat, 2. Já na terceira amostra, com a permanência de Reguffe e a ausência de Rollemberg, as mudanças são mínimas, embora sempre em desvantagem para o governador: Arruda 14, Reguffe 11 e Agnelo 8.
A pesquisa também mostra que a corrupção é um dos maiores males do governo petista que está ocupando o Palácio do Buriti. O número cabalístico 8 representa a Justiça. Ele está sempre em evidência nas pesquisas, sem deixar Agnelo despontar. Se for a justiça do povo, consagrada nas urnas, o governador só tem uma saída: puxar Cristovam e Reguffe de volta para o Palácio do Buriti.
Na eventualidade de essa reaproximação ser impossível, é melhor Agnelo buscar alguém a quem apoiar para sucedê-lo.

(* Notibras)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem