test banner

Brasília sediará primeira edição do Salão Brasil Criativo

Evento apresenta seleção de produtos cujo conceito básico seja criatividade, o design e ainda a sustentabilidade, tudo com preços acessíveis à população

O 1º Salão Brasil Criativo – Design & Negócios ocorre de 30 de outubro a 1º de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães,com o principal objetivo de promover produtos criativos. Formato inovador, iconografia de Brasília e seu estilo de vida como fonte de inspiração são características do evento receberá expositores de diversos estados e tipos de negócios, como joias e bijuterias de design, artigos de decoração, souvenires, móveis, artesanato de design, entre outros produtos desenvolvidos com cunho sustentável e criativo. A iniciativa conta com a Secretaria de Economia Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Distrito Federal como principal apoiadora.

A coordenadora do evento, Cristina Malheiros, elogia a escolha da capital federal para sediar o evento. “Atualmente, mais de 72% de todos os eventos de negócios do país são realizados em São Paulo. Por ser uma cidade moderna, com população de alto poder aquisitivo e ponto de conexão com várias cidades do Brasil e exterior, queremos incrementar o turismo de negócios local, transformando Brasília em um novo centro para eventos setoriais no país”, frisou.

Para o secretário de Estado Adjunto, da Secretaria de Estado de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena, além de mostrar aos visitantes o potencial turístico da Capital Federal, o evento gera uma grande troca de experiência com visitantes e expositores de outros estados. Recena lembra ainda que o evento fortalece o propósito do Plano de Turismo Criativo, que será entregue pela secretaria à população em dezembro deste ano. “Vamos buscar transformar Brasília em referência de cidade criativa, cujo mote seja economia criativa, com soluções inovadoras para o desenvolvimento local”, afirma.

Além dos expositores selecionados pela curadoria do salão, o evento terá mostras, palestras, oficinas, áreas de alimentação com food trucks e bistrôs, apresentando a gastronomia criativa; ourives para pequenos consertos e limpeza de joias; personal shopper para auxiliar os consumidores em suas compras; e uma agência de receptivo turístico, oferecendo passeios que, por meio de experiências genuínas, apresentará Brasília como se o visitante fosse um autêntico morador da cidade.

Luxo para Todos
Com curadoria da Ota Design, empresa de São Paulo com mais de 14 anos no mercado, o Salão Brasil Criativo contará com o Espaço ‘luxoparatodos’ que convida os visitantes a contemplarem uma forma de consumo sofisticada, humanizada e consciente.

O espaço traz arquitetos, designers, artistas plásticos e empresas da área para apresentar novidades e tendências que valorizem o estilo e o caráter único das peças. “O luxo não precisa ser uma peça cara. A criatividade, a beleza e o caráter único podem transformar algo simples em luxuoso”, comenta Marisa Ota, proprietária da Ota Design e organizadora da ‘luxoparatodos’; e das feiras Paralela Gift e Paralela Móvel, que acontecem em São Paulo.

Marisa comenta, ainda, sobre a expectativa de trazer a exposição pela primeira vez para o Distrito Federal. “É um misto de expectativa para expandir novos mercados e conhecer o público da capital do país. Queremos que os brasilienses tenham experiências positivas e únicas no nosso espaço”, destaca.

Natural de Brasília
Durante os três dias do Salão Brasil Criativo, Brasília será destaque no Espaço ‘Natural de Brasília’, sob a curadoria do Experimente Brasília, que visa reunir a diversidade do que vem sendo produzido e criado na região.

Na ocasião, os visitantes poderão conhecer vários aspectos da moda, arte, design, joalheria artística e mobiliários brasilienses. “Queremos que o público conheça a produção dessa cidade que já nasceu sob o ícone do design”, afirma Patrícia Herzog, uma das curadoras do espaço. Ela comenta que o espaço terá lançamentos de produtos, mostras e oficinas. “Os visitantes poderão interagir com o espaço e com os próprios expositores por meio das capacitações que serão oferecidas”, destaca.

Economia Criativa

A economia criativa, que são os modelos de negócios com origem em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir da criatividade, é o mote principal do Salão Brasil Criativo.

De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), essa modalidade de negócio é um dos setores econômicos que mais crescem no mundo em geração de renda, empregos e ganhos na exportação.

A pesquisa da Unesco é de 2013, mas de acordo com Hécliton Santini Henriques, presidente do Instituto Brasil de Economia Criativa (IBRAEC), a economia criativa é uma modalidade que veio para ficar. “Com a crise que assola o país o mercado necessita de renovação. A criatividade e o design tornam-se instrumentos de competitividade e inovação para incrementar a economia”, ressalta.

SERVIÇO:
O quê: Salão Brasil Criativo – Design & Negócios. Quando: 30 e 31 de outubro das 10h às 20h e 1º de novembro das 10h às 19h, 
Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Brasília-DF. Classificação Indicativa: Livre. Quanto: Gratuito. Quem promove: Instituto Brasil de Economia Criativa (IBRAEC) Quem apoia: Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) .Informações: www.salaobrasilcriativo.com.br ou telefone (61) 3326-0096






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem