test banner

CARLOS CHAGAS: SÓ E ABANDONADA

Carlos Chagas
Posicionou-se o PT, por seu presidente, Rui Falcão, contra as medidas de arrocho fiscal, a redução de direitos trabalhistas e outras propostas do ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Foi a palavra oficial dos companheiros, ainda que há meses suas bancadas venham se insurgindo diante das iniciativas recessivas da equipe econômica, inclusive o próprio Lula.
O problema está em que o PT é governo, ou era, depois da declaração da presidente Dilma sobre divergências de opinião entre eles. Sendo assim, prevê-se que nem o partido se esforçará pela aprovação da nova CPMF, imposto do cheque destinado a penalizar todo mundo, ricos e pobres, indiscriminadamente. O projeto pode considerar-se derrotado.
Fará o quê, a presidente Dilma, se nem o seu partido (ou o seu ex-partido?) será capaz de respaldá-la no esforço para debelar a crise econômica.
Vivêssemos no parlamentarismo e seria caso para renúncia, mesmo faltando ainda três anos, dois meses e dez dias para o término do mandato presidencial. Impossível se torna impor o novo imposto por decreto. Antes, o Congresso teria que ser fechado, e a Constituição, rasgada. Mas com que apoio, se vai perdendo o próprio partido que patrocinou sua eleição?
SE FICAR OU SE CORRER…
Madame está na situação de, se ficar, o bicho come. Se correr, o bicho pega. Poderia desistir do projeto, mas com que alternativa? Já cortou o diabo no orçamento, inclusive em planos sociais, orgulho do PT, além de investimentos em educação e saúde pública. O desemprego em massa iniciou vasta temporada, somando-se a deflagração de greves variadas, atingindo transportes, escolas e hospitais em todo o país. A violência assume proporções olímpicas, nos setores rural e urbano. O crime organizado amplia seus espaços, paralelo à corrupção desenfreada que envolve a classe política, o alto funcionalismo público, as empresas estatais e a iniciativa privada.
Em suma, só e abandonada, Dilma carece de capacidade de recuperação e até de rotas de fuga. Milagres estão fora de moda. Mágicas, também.

CHARGE DO ALPINO


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem