test banner

Programa Orquídea de Samambaia atendeu quase 3 mil pessoas este ano

                   Atendimento é voltado para pessoas em situação de violência

Crianças, adolescentes, mulheres e idosos que se encontram em situação de violência (intrafamiliar, sexual, física, psicológica, maus-tratos, entre outras) nas regiões de Samambaia e Recanto das Emas podem contar com o apoio do Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (PAV) Orquídea de Samambaia. Somente de janeiro a setembro de 2015, o programa já contabilizou 2.720 atendimentos.
O PAV Orquídea foi implantado no Hospital Regional de Samambaia (HRSam), no segundo semestre de 2010. Atualmente 93 pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, tendo como objetivo principal promover e desenvolver ações de capacitação, prevenção, notificação, com o intuito de atender pessoas em situação de violência. A equipe responsável é formada por psicóloga, terapeuta ocupacional, assistente social além de especialistas em Serviço Social, Direitos Sociais e Competências Profissionais.
“O atendimento especializado às pessoas em situação de violência garante qualidade e humanização no tratamento dos pacientes, promovendo a saúde biopsicossocial, ajudando na prevenção de novas ocorrências de situações de violência, viabilizando a quebra do ciclo de violência intrafamiliar, além de colaborar para redução da morbimortalidade e dos agravos decorrentes de situações vivenciadas", explicou a coordenadora do PAV Orquídea, Priscila de Moura.
Dos 93 pacientes em atendimento atualmente, 34 são crianças, 30, adolescentes e 29, mulheres, sendo três idosas. Dentre os atendimentos a crianças e adolescentes, 57,8% são em decorrência de violência sexual e, no que se refere ao atendimento a mulheres, 55,8% são em virtude de violência doméstica. Entre os idosos, 99% por negligência ou abandono familiar. Os atendimentos são extensivos a familiares dos pacientes.
O PAV Orquídea visa promover a saúde biopsicossocial dos pacientes, desenvolvendo ações de capacitação, prevenção, notificação, atendimento às pessoas em situação de violência, bem como, a integração com órgãos governamentais e não governamentais da Região Administrativa de Samambaia. O programa é subordinado ao Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências da Secretaria de Saúde.
FLUXO DE ATENDIMENTO - O acesso ao programa ocorre por meio de busca ativa nas clínicas e pronto-socorro; por encaminhamento das unidades de saúde de Samambaia e de outras instituições (centros de referência especializados da assistência social, serviço de assessoramento aos juízos criminais, conselhos tutelares de Samambaia e Recanto das Emas, Ministério Público, entre outros). As pessoas também podem procurar diretamente o serviço.
Depois de identificada a situação de violência pelo profissional do programa, uma ficha de notificação é preenchida e, com o auxílio do paciente, é elaborado o plano de intervenção.
O serviço oferece acompanhamento psicossocial, por meio de atendimentos individuais ou em grupo com familiares; encaminhamentos para a Rede de Proteção; orientações acerca de benefícios sociais, entre outros.
O primeiro atendimento com agenda aberta ocorre às quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já o atendimento agendado é às segundas-feiras, à tarde, e às terças e quintas-feiras pela manhã e tarde. Para outras informações, o telefone do PAV Orquídea é o 3458-9891.
PARA CONHECIMENTO: O Programa de Prevenção e Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (PAV), homenageia algumas plantas, flores e estações do ano. O programa atende os seguintes Hospitais Regionais:
Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) – PAV Margarida
Hospital Materno Infantil de Brasília – (HMIB) – PAV Violeta
Hospital Regional do Guará –(HRGu) – PAV Primavera
Hospital de Base do Distrito Federal –(HBDF) – PAV IPÊ
Hospital Regional de Samambaia –(HRSAM) – PAV Orquídea
Hospital Regional de Sobradinho – (HRS) – PAV Sempre Viva
Hospital Regional de Taguatinga – (HRT) – PAV Azaleia
Hospital Regional de Ceilândia – (HRC) – PAV Flor de Lótus
Hospital Regional do Paranoá – (HRPa) – PAV Girassol
Hospital Regional de Planaltina – (HRPl) – PAV Flor de Lis
Hospital Regional de Santa Maria – HRSM) – PAV Flor do Cerrado

Hospital Regional do Gama – (HRG) – PAV Gardênia
Foto/Ilustração - Blog - Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem