test banner

Autorizados estudos para construção de metrô na Asa Norte e do VLT Monumental

O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o governador Rodrigo Rollemberg

Outra análise liberada nesta quarta-feira (16) pelo governador de Brasília e o ministro das Cidades foi a do Trecho 1 do Veículo Leve sobre Trilhos da W3

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, assinaram nesta quarta-feira (16) autorização para contratar estudo para desenvolver a Linha 2 do metrô, que passará na Asa Norte. Uma segunda análise liberada hoje foi a da criação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que circulará da antiga Rodoferroviária à Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Esplanada. Será o chamado VLT Monumental. Ambos os estudos estão orçados em R$ 77 milhões.

Outra contratação que também será licitada — no valor de R$ 26 milhões — é para elaborar estudos e projetos básico e funcional do Trecho 1 do VLT da W3. A proposta está prevista no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana do Distrito Federal. A solenidade de assinatura das autorizações ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti. Os recursos para os três estudos — para a Linha 2 do metrô, o VLT Monumental e o Trecho 1 do VLT da W3 — virão do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal.
Edital
No documento assinado pelo governador está prevista ainda uma avaliação para o desenvolvimento desses modelos de transporte. De acordo com o diretor-presidente da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, no fim de janeiro de 2016 deverá ser aberto edital para a contratação dos estudos. Dourado estima que sejam concluídos em 12 a 16 meses.


Por: Jade Abreu, da Agência Brasília - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem