Rodrigo Rollemberg reuniu-se com senadores para
conseguir a prorrogação do prazo para acordo com o BID
BNDES libera R$ 146 milhões para
reestruturação da Saída Norte, que estava parada desde 2014 por falta de verba
e agora deve durar dois anos e meio. Enquanto isso, Senado prorroga prazo para
acordo com o BID a fim de modernizar a Secretaria de Fazenda
Sem dinheiro em caixa, o governo local
conseguiu a autorização para captar dois empréstimos milionários para
investimentos. No mesmo dia em que o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES)
liberou R$ 146 milhões para obras na Saída Norte do DF, o Senado Federal
prorrogou o prazo para o GDF fechar um acordo com o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) e garantiu R$ 130 milhões para o Executivo local
modernizar a Secretaria de Fazenda.
No caso do BID, em setembro de 2014, o
GDF conseguiu o financiamento para realização do Programa de Desenvolvimento
Fazendário do DF (Prodefaz). O prazo para captar o empréstimo venceria em 20 de
fevereiro, mas, com a prorrogação de 180 dias aprovada no Senado Federal, o
acordo está garantido e deverá sair até o próximo mês. O governador Rodrigo
Rollemberg esteve em reunião com os líderes partidários na Casa na terça-feira
e pediu que o projeto fosse incluído em regime de urgência.
Já as obras na Saída Norte estavam
paradas desde o fim de 2014 à espera dos recursos. Agora, o diretor-geral do
Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Henrique Luduvice, garante que,
com o empréstimo liberado pelo BNDES, neste ano as obras devem ser retomadas.
“A instituição estabeleceu algumas condições, que serão cumpridas, para
podermos reiniciar os trabalhos. São apenas questões burocráticas,
documentações que serão alcançadas o mais rápido possível”, assegura.
As construções na Saída Norte incluem a
terceira pista no trecho Torto-Colorado e a instalação do trevo de triagem
norte. As obras começaram no segundo semestre de 2014, último período da gestão
Agnelo Queiroz (PT), mas acabaram interrompidas em dezembro daquele ano por
falta de verba. Segundo o GDF, cerca de 100 mil motoristas passam pela região
todos os dias, em especial moradores de Planaltina e Sobradinho.
Custo
O projeto prevê 23 intervenções, entre
pontes e viadutos. No fim das obras, previsto para dois anos e meio após o
reinício dos trabalhos, o local contará com duas ligações marginais à da Ponte
Bragueto, que passará por uma restauração. As intervenções vão custar cerca de
R$ 190 milhões. O GDF vai entrar com a diferença. Desse montante, cerca de R$
79 milhões serão investidos no trevo de triagem norte; R$ 72 milhões na nova
pista; e R$ 7 milhões para contratação de uma empresa que auxiliará o DER na
supervisão das obras.
O trevo de triagem norte inclui 12
obras. Um conjunto de viadutos ajudará no fluxo de veículos que saem da Região
Norte em direção ao Plano Piloto. Além disso, a pista que ligará a Granja do
Torto ao Colorado terá seis novas faixas, três no sentido Sul e três no sentido
Norte. A expectativa é que o trânsito na região seja desafogado de maneira
significativa. Em horários de pico, o congestionamento chega a alcançar 25km
atualmente. Um trecho que geralmente leva 20 minutos para ser percorrido chega
a durar mais de duas horas. No fim do dia, o engarrafamento devido à ponte
começa na 210 Norte.
Fonte:
Matheus Teixeira – Guilherme Pera – Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press –
Correio Braziliense