test banner

Violeiros se reúnem em Brasília para fortalecer movimento nacional ( Lançam Manifesto )

Segunda etapa do Seminário Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, de 23 a 25 de fevereiro, produzirá documento com propostas efetivas de criação de políticas públicas para o segmento cultural 

Artistas, produtores musicais, pesquisadores e outros atores do segmento cultural participarão da segunda etapa do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira, de 23 a 25 de fevereiro, em Brasília. O objetivo do evento, que dá prosseguimento à fase anterior realizada em dezembro passado, é fortalecer o movimento nacional de violeiros e apresentar um documento com propostas efetivas de criação de políticas públicas para a área. 

Representante da Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVB), organizadora do encontro, Volmi Batista explica que a produção nacional em torno da música e da viola caipira apresenta números grandiosos em relação ao público de interesse, à diversidade artística e aos empregos gerados no setor. No entanto, contraditoriamente, o segmento não tem sido suficientemente observado pelas políticas de desenvolvimento cultural nem merecido a devida atenção dos meios de comunicação. 

“Levando em conta a dimensão dessa cadeia produtiva, que em termos de produção fonográfica, bem como na circulação de shows, é uma das maiores do Brasil, ainda é bastante reduzido o contingente de artistas qualificados que conseguem ser mensurados pela grande mídia. Queremos ampliar esse mercado de trabalho e criar oportunidades de visibilidade para músicos e produtores que atuam neste contexto cultural”, diz Volmi Batista, também violeiro e produtor musical.

A programação do seminário prevê dois dias dedicados às plenárias e aos trabalhos em grupo, que darão origem ao documento de ações e propostas do movimento. Essas atividades ocorrerão na Pousada dos Angicos, próximo a  Brazlândia, com a participação de cerca de cem convidados, entre artistas consagrados, como Pereira da Viola e a dupla Zé Mulato e Cassiano, além de pesquisadores e produtores musicais de diversos estados do país. Na quarta-feira (24 de fevereiro), às 19h, na Sala Cássia Eller, no Complexo da Funarte, um ato público, com a presença de autoridades governamentais, apresentará as proposições originárias do evento. Será o único momento aberto à participação popular, com entrada franca e apresentação de roda de violeiros. Os organizadores prometem uma noite de imersão na cultura caipira, com coquetel típico e muita boa música.

Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira – 2ª etapa
Quando: de terça-feira a quinta-feira (23 a 25 de fevereiro de 2016)
Onde: Pousada dos Angicos (Incra 8, Brazlândia) e Sala Cássia Eller (Complexo da Funarte, ao lado da Torre de TV)
Assessoria de imprensa: Fernando Brito - 9951-9375
CRÉDITO DAS FOTOS:  Alexandre Almeida/Janela Aberta Filmes/Divulgação

PROGRAMAÇÃO DETALHADA
Terça-feira 23/2/2016
ABERTURA: histórico e memória das atividades e conquistas realizadas. Pereira da Viola
MESA 1: panorama da Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira no Brasil.

Objetivo: promover o debate sobre o panorama da cadeia produtiva, identificando e catalogando experiências e ações relacionadas à música e viola caipira no Brasil.

Abordagens a serem consideradas na mesa:
1. Produção – identificação das estruturas de produção existentes no Brasil (produtoras, entidades, órgão públicos com estrutura voltada para a viola caipira)
2. Mapa dos violeiros e violeiras – dados estatísticos para quantificação.
3. Mercado – mapeamento da estrutura de mercado voltado para a música caipira.
4. Eventos – levantamento das principais atividades relacionados à viola no Brasil.

Plenária – será feito um trabalho coletivo para a complementação dos dados.

Composição da mesa: Volmi Batista e Fabius Nunes da Silva
MESA 2: debate sobre o mercado musical, observando o consumo regional e nacional e a influência dos meios de comunicação.

Objetivo: promover o debate sobre o mercado nacional e regional de projeção da música de viola, tanto na comercialização como na distribuição, bem como debater a influência dos meios de comunicação e novas mídias.

Abordagens a serem consideradas na mesa:
1. Mercado musical – profundo debate sobre o mercado para a música, em especial para a música de viola, refletindo sobre as novas tendências do mercado, formas de comercialização e consumo musical.
2. Meio de comunicação e novas mídias – avaliar e levantar o espaço das mídias de comunicação convencional e novas mídias, visando analisar novos meios e espaços alternativos para fortalecimento da cadeia produtiva.

Composição da mesa: Gustavo Vasconcelos ( GRV Discos) e  Hamilton Carneiro (Programa Frutos da Terra - SBT)
Plenária – complemento das informações e debate sobre as apresentações feitas.
                                                                                                            Quartafeira – 24/2/2016
MESA 3: grupos de trabalho: promover reflexão da cadeia produtiva, visando detalhar os desafios e levantamento de estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira.

Objetivo: promover o trabalho em grupos, para detalhar os desafios e estratégias, visando fortalecer o movimento da cadeia produtiva da música e da viola caipira. Os grupos de trabalho serão organizados pelas temáticas da nova organização da Associação Nacional.

Abordagens a serem considerada na mesa: 
1. Formação e educação: Gisela Nogueira, Fabio Miranda, Victor Batista
2. Cultura caipira: Luiz Faria e Joacy Ornelas
3. Difusão e distribuição: Wilson Dias e Oswaldo Rios
4. Pesquisas: Gisela Mogueira
5. Departamento de comunicação: Bilora e Gustavo Guimarães
Plenária – aprofundar a reflexão de cada grupo, fechando estratégias e ações.
MESA 4: construção de propostas concretas de fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira.
Objetivo: levantar as propostas de fortalecimento da cadeira produtiva da música e viola caipira, visando propor uma agenda nacional de articulação de políticas públicas e apoios diversos.

Metodologia – a mesa será composta para a apresentação das diversas propostas elaboradas, desde o primeiro encontro de violeiros e violeiras. Em seguida, será feita uma breve discussão em grupos para a complementação das propostas.
MESA 5: apresentação das propostas de fortalecimento da cadeia produtiva da música e viola caipira – Sala Cássia Eller – Espaço Cultural Funarte – com a presença de autoridades e convidados.

Quinta Feira 25/2/2016
Encaminhamentos internos:
1 Assembleia da Associação – eleição da diretoria, estatuto, proposta de funcionamento, agenda.
2. Congresso Nacional da Música e Viola Caipira – agenda, encaminhamentos práticos.
3. Avaliação do seminário.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem