test banner

NOTA DE REPÚDIO: ABBP repudia censura da Secretaria de Saúde do DF a Blogs

Bloqueios seletivos configuram cerceamento à liberdade de imprensa
A Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP) vem, através desta, repudiar a censura imposta pela Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF) a blogs associados à entidade.
A ABBP recebeu, esta sexta-feira (11/Mar), denúncia de bloqueio de acesso ao blog Política Distrital, editado pelo jornalista Kleber Karpov, precursor na cobertura da Saúde Pública do DF.

Após apuração do fato, foi constatado que a Secretaria de Saúde realiza bloqueio seletivo de outros blogs.
Além de Política Distrital, o blog do jornalista Fred Lima, também está censurado.

A ABBP apela ao bom senso e reluta em acreditar que essa ordem tenha partido do novo secretário Humberto Fonseca, pelo seu discurso de transparência e respeito a liberdade de expressão.

A ABBP repudia veementemente qualquer ato que configure o cerceamento à liberdade de imprensa, sob qualquer argumento. E condena tratamento desigual aos meios de comunicação tradicionais no DF.
Mais que isso, a ABBP resgata a importância e o reconhecimento do papel dos blogs no contexto político do DF que partem por intermédio da Câmara Legislativa do DF (CLDF), do Tribunal de Contas do DF (TCDF) e do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT).
Vale lembrar que a convite do próprio GDF, por diversas ocasiões, a Associação se fez presente em reuniões, algumas exclusivas com os blogs, para que pudessem se inteirar da realidade das condições político, econômico e sociais do DF.
Exemplo disso são as reuniões com os titulares das secretarias de Fazenda; Planejamento, Orçamento e Gestão; Relações Institucionais; Comunicação. Ou ainda para falar sobre projetos futuros por parte do Governo como o fez o Metrô-DF.
A ABBP observa que esse não é um fato isolado e que outros blogs há cerca de oito meses, também passaram por bloqueios na SES-DF, a exemplo de Política Distrital e ainda do Blog do Donny Silva.
Na ocasião, o então secretário de Saúde, Fábio Gondim, sugeriu que poderia ser um problema sistêmico que seria corrigido e desde então, tais denúncias foram cessadas por parte dos leitores dos Blogs.
Com esses fatos relatados, a ABBP espera que a Secretaria de Estado de Saúde do DF tome as devidas providências com a finalidade de suspender tais bloqueios e coibir tais práticas no futuro.
A sociedade do DF conta com essa demonstração de transparência tanto por parte de o GDF assim como da SES-DF, prometidas pelas duas instâncias do poder Executivo.
Brasília 11 de março de 2016
Diretoria Executiva
Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP)
         Print Screen de bloqueio de blog por parte da Secretaria de Saúde do DF
         Print Screen de bloqueio de blog por parte da Secretaria de Saúde do DF

                                                          (Portal ABBP)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem