test banner

Defesa Civil faz vistoria em motéis de Brasília

Até esta sexta-feira (10), agentes avaliarão as condições físicas de 28 estabelecimentos -. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Sete agentes da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, subordinada à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, farão vistoria em 28 motéis de Brasília até sexta-feira (10). Pelo segundo ano consecutivo, a Operação Afrodite avalia esses estabelecimentos comerciais em razão do Dia dos Namorados, em 12 de junho, com o objetivo de verificar as condições de segurança dos locais.

De acordo com o coordenador de Planejamento, Monitoramento e Controle da subsecretaria, major do Corpo de Bombeiros Militar Mario Henrique Furtado, durante a operação, iniciada na segunda-feira (6), os agentes analisam “se tem projeto e equipamentos de incêndio, se a estrutura está íntegra e se a parte elétrica é condizente com a estrutura”. Segundo o militar, são verificadas também a central de gás e as condições de acessos das forças de segurança em caso de emergência.
Se forem constatados problemas, a Defesa Civil notifica os responsáveis pelo local e estabelece prazo para que a situação seja resolvida, geralmente são 30 dias. Caso seja identificado risco iminente aos clientes, o motel fica passível de interdição.
“O caráter da operação não é somente punitivo, mas informativo”, afirma o major. Entre as orientações está a instalação do disjuntor DR (diferencial residual). O dispositivo é usado para evitar choques elétricos. Ele é ligado ao aterramento do prédio para acusar e desligar o circuito caso ocorra fuga de corrente. Até essa quarta-feira (8), 16 lugares receberam a visita dos inspetores.
Na operação do ano passado, 29 motéis foram visitados e um foi notificado por apresentar curto-circuito na parte elétrica da banheira de um dos quartos.
De acordo com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Distrito Federal, há cerca de 60 estabelecimentos em Brasília. Ainda conforme explica a associação, não é possível precisar esse número, uma vez que algumas hospedagens são registradas como hotel, mas também têm características de motel.
Critérios
Major Furtado destaca que a seleção dos estabelecimentos a serem vistoriados leva em consideração o tamanho. “Escolhemos aqueles de maiores porte e rotatividades de clientes”, explica o coordenador. Como o foco da operação é o Dia dos Namorados, hotéis, pensões e pousadas não fazem parte do cronograma de inspeção.
Além de motéis, a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil atua com equipes em diferentes tipos empreendimentos ao longo do ano, como feiras, bares e boates.
De 20 de janeiro a 3 de fevereiro, por exemplo, cerca de 60 boates e casas noturnas do Distrito Federal foram fiscalizadas pelos agentes. Na ocasião, a força de segurança contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar e avaliou se os locais garantiriam as condições mínimas de segurança para os frequentadores.



Edição: Paula Oliveira - Ádamo Araújo - Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem