test banner

#BoraPedalar: Renovado por mais um ano o sistema de bicicletas compartilhadas no Plano Piloto

Estação do Bike Brasília próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

"Anuidade para usar o serviço permanece R$ 10 para o cidadão. Governo de Brasília planeja instalar pontos em outras regiões administrativas"

O contrato de bicicletas compartilhadas no Plano Piloto será renovado por mais um ano. O resultado do chamamento público para administrar o serviço foi divulgado nessa segunda-feira (11) pela Secretaria de Mobilidade do DF. A empresa que já operava o sistema foi a única a apresentar interesse e venceu a concorrência.
A Samba Transportes Sustentáveis, do Grupo Serttel, manterá as características do serviço prestado no Plano Piloto: 40 pontos de atendimento, 400 bicicletas disponíveis e assinatura anual de R$ 10.
A meta do governo de Brasília é estender o sistema para outras regiões do DF, de acordo com o subsecretário de Planejamento e Mobilidade, da Secretaria de Mobilidade do DF, Denis de Moura Soares.
Integração com o transporte coletivo
O Plano de Ampliação do Sistema de Bicicletas Compartilhadas no DF, elaborado pela Subsecretaria de Planejamento e Mobilidade, tem como objetivo aumentar o número de usuários não só para os deslocamentos dentro de uma mesma região, mas possibilitar a integração com o transporte coletivo.
O estudo destaca que a ampliação do serviço deve dar prioridade a locais atendidos por sistemas de transporte de massa. Dessa forma, os novos pontos terão de ser instalados nos arredores das estações do metrô e do Expresso Sul. Além disso, há previsão de instalação de pontos próximo a hospitais, escolas, faculdades e centros comerciais, entre outros.
A vigência do atual contrato do sistema de bicicletas compartilhadas tem validade até julho de 2017. Segundo Soares, nada impede que antes disso a Secretaria de Mobilidade publique outro chamamento público para interessados na expansão do sistema. O número das futuras instalações bem como o das bicicletas ainda não está decidido.

Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem