test banner

#BrasíliaLinda - Viaduto Israel Pinheiro, em Vicente Pires, ganha obra de arte

Instalação artística foi feita pelo artista plástico Diogo Santana, em parceria com a administração regional

r meio do projeto “A arte ocupando espaço”, o artista plástico Diogo Santana fez, em parceria com a Administração Regional de Vicente Pires, a pintura do viaduto Israel Pinheiro, localizado na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O espaço recebeu um painel com cerca de 240m², com desenhos e formas que encantam pedestres e motoristas que diariamente circulam pelo local. A intenção é que outros setores da região administrativa também recebam pinturas artísticas.
Bombeiro militar, Diogo Santana, 40, conta que há 25 anos realiza esse tipo de trabalho em diversas cidades do DF. Para a intervenção no paredão do viaduto, se inspirou na própria infância.
"Percebemos que vários equipamentos públicos no DF estão depredados. Nada mais justo do que o poder público se unir à sociedade e ajudar na revitalização desses espaços. A minha proposta no viaduto foi fazer uma exposição a céu aberto, onde as pessoas fossem impactadas de alguma forma"
(Diogo Santana, artista)

O administrador interino de Vicente Pires e vice-governador do DF, Renato Santana, diz que “a intenção é contemplar outros espaços, como escolas, unidades de saúde e feiras populares”.
A pedagoga moradora de Vicente Pires Luiza Santonni, 45 anos, conta que diariamente circula pelo local, e que a intervenção artística no viaduto modificou o ambiente. “Realmente, a pintura é de encher os olhos, Antes, o local estava cheio de pichações. Agora, estou encantada com a obra.”

Projeto
O projeto “A arte ocupando espaço” é uma iniciativa da Administração Regional de Vicente Pires e tem o objetivo de revitalizar áreas públicas depredadas pela ação de pichadores e conscientizar a população sobre a importância de preservar as estruturas locais, além de valorizar e divulgar o trabalho dos artistas.
O programa funciona em parceria com artistas do DF que, voluntariamente, oferecem mão de obra. Em contrapartida, a administração fornece todo material necessário, como tintas, pincéis e sprays. A intenção é que escolas, hospitais, creches e entidades sociais também sejam contempladas com o projeto. 

(Com informações da Administração Regional de Vicente Pires)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem