Sete unidades estarão funcionando todos os dias no período do evento
De olho nas Olimpíadas, sete Centros de
Atendimento ao Turista (CAT’s) estarão em pleno funcionamento a partir desta
quinta-feira (4) até 13 de agosto, em pontos de maiores fluxos de pessoas. No
local, o interessado se informará com materiais promocionais e mapas da cidade.
Voluntários do projeto Embaixadores do Turismo poderão orientar os visitantes.
O CAT do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek ajudará o turista logo após o desembarque. Duas unidades poderão ser encontradas nos setores hoteleiros Sul e Norte. Próxima ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, a tenda dos Embaixadores do Turismo auxiliará visitantes na Torre de Televisão.
Os demais Centros estarão posicionados nos principais pontos turísticos da capital: Catedral Metropolitana (ponto móvel), Praça dos Três Poderes e Torre Digital. Todas as unidades funcionarão, diariamente, das 9 às 18 horas. Exceção para os CAT’s fixos – Casa de Chá e Aeroporto – que abrem às 9 horas, e da Torre Digital, aos fins de semana, das 9 às 17 horas.
“Nesses Centros, os turistas encontrarão todas as informações relevantes sobre a nossa Brasília, desde materiais promocionais a mapas de localização da cidade. Selecionamos voluntários, muitos bilíngues, para ajudar nesse primeiro atendimento. Serão essenciais”, avalia o secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena.
As unidades passaram recentemente por reparos diversos em suas estruturas, como pintura recente, inclusão de novo mobiliário e correção de problemas hidráulicos. Na Torre de TV, uma tenda ficará montada todos os dias e servirá de ponto de apoio para todas as frentes do projeto Embaixadores: coleta seletiva; mobilidade urbana; serviço de receptivo e atendimento ao turista; e pesquisa de perfil e satisfação do visitante.
Para ajudarem o público-visitante, 161 voluntários, preferencialmente bilíngues, foram selecionados por meio do programa Embaixadores do Turismo, sendo cerca de 35 exclusivamente para atuarem no receptivo e 15 para a coleta de informações junto aos visitantes para a realização de pesquisa sobre o perfil desses turistas. Os demais se dividem nas áreas de mobilidade e coleta seletiva.
Os Centros de Atendimento ao turista são responsáveis pela distribuição de dicas sobre atrativos da cidade, sugestões de locais para visitação, roteiros turísticos e esclarecimento de dúvidas dos visitantes. Servem, por exemplo, como ponto de ajuda para achar números de telefones, linhas de ônibus, endereços de hotéis e locais para fazer compras.
Foto: Lula Lopes / Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer