test banner

Acorda, Brasil - “Antes de votar, pesquise sobre o passado do seus candidatos...”

Acorda, Brasil

Dezoito dos deputados da Câmara Legislativa do DF estão encrencados com a Justiça. Somente seis não têm nenhuma pendência. A maioria das excelências distritais respondem a inquéritos policiais pelo recebimento de propinas, falsificação de documentos, venda de emendas parlamentares, entre outros delitos.

Esse é o quadro da situação do DF levantado pela reportagem do caderno Cidades. Na esfera federal, o panorama não é melhor. Cerca de um terço dos ilustres deputados estão enrolados com investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

E o que dizer do Senado, uma instituição respeitável durante muito tempo? Quarenta e dois dos 81 parlamentares da casa enfrentam acusações e investigações graves. São essas autoridades que definem políticas públicas, orçamentos e leis que regem o país. A maioria é completamente desqualificada para exercer cargos de tamanha responsabilidade.

Como se não bastasse o despreparo, eles têm se arvorado a tomar decisões sobre temas que não lhe cabem legislar. Aprovaram a toque de caixa uma reforma dos currículos para o ensino fundamental sem o menor conhecimento e da maneira mais irresponsável. Ora, quem tem competência para fazer reformas no sistema público de educação são os pedagogos.

Agora, a bancada ruralista quer atropelar o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, a Anvisa, a ciência e a sensatez para impor um absurdo projeto que facilita a aprovação de agrotóxicos perigosos. São produtos que podem provocar anomalias no útero, malformação do feto, câncer e mutações genéticas.

Querem envenenar os cidadãos e ainda enfeitar o despautério, substituindo o nome agrotóxicos por “produtos fitossanitários”. Não cabe a suas excelências agirem com tamanha irresponsabilidade. Só os cientistas e os técnicos têm competência para deliberar sobre tema tão delicado.

Durante quatro anos, as excelências distritais e federais debocharam, humilharam e ofenderam os cidadãos. Mas, com as eleições, é a hora da revanche. É muito fácil saber quem votou contra o interesse coletivo, sequestrou direitos e saqueou os cofres públicos. Basta acionar o botão do Google.

Cada eleitor pode dar uma contribuição para sanear o espaço público e melhorar o Brasil. Às vezes, me dá vontade de berrar, como fez aquele personagem delirante de A idade da terra, de Glauber Rocha, sob o fundo do cerrado: “Construiremos uma nova nação. Acorda, Brasil. Acorda, humanidade. Acorda, humanidade!”  
                     
                 “Antes de votar, pesquise sobre o passado do seus candidatos...”
Por Severino Francisco – Jornalista, colunista do Correio Braziliense – Foto Ilustração: Blog - Google



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem