test banner

O Avante, partido de Paco Brito, uma aposta que pode dar certo

Uma aposta que pode dar certo
O Avante, partido de Paco Brito, vice na chapa de Ibaneis Rocha, cresceu nas eleições. Elegeu dois deputados distritais, João Cardoso e Reginaldo Sardinha, numa articulação do vice-presidente, Lucas Kontoyanis. O partido pode ainda conquistar o segundo posto mais importante na hierarquia do Palácio do Buriti, se Ibaneis for vitorioso nas urnas. A legenda foi a primeira a apostar na campanha do ex-presidente da OAB/DF. Quando pouca gente acreditava no projeto, Paco entrou na chapa, quase para cumprir tabela. Hoje essa vaga causa inveja em muitos políticos.

Proposta aceita
Ibaneis Rocha abraçou uma proposta do ex-deputado Alírio Neto (PTB) de transformar a residência oficial de Águas Claras num centro de tratamento de saúde para deficientes. 

Dois representantes da PCDF
A Polícia Civil do DF sempre teve representantes na Câmara Legislativa. Dessa vez, não foi diferente. Agente, Cláudio Abrantes (PDT) se reelegeu. E o delegado Fernando Fernandes (foto), do Pros, foi o segundo distrital eleito com maior votação. Os dois, no entanto, têm eleitorado fora da categoria. Abrantes em Planaltina e Fernandes, em Ceilândia, onde comandou uma delegacia. 

Influente
Num governo de Ibaneis Rocha, o ex-presidente da Câmara Legislativa Benício Tavares será influente. O ex-deputado já é forte na campanha.

Magelas sem mandato
Nem Geraldo Magela (foto), nem Magelinha. Os candidatos petistas com o mesmo nome não conseguiram se eleger. O ex-deputado federal e distrital que quase se elegeu governador em 2002 teve 7.544 votos. Já Magelinha conquistou 831 eleitores. 

Votação expressiva
O advogado Paulo Roque (Novo) não se elegeu, mas se firmou como um possível candidato daqui a quatro anos. Ele teve 202.834 votos e ficou em sexto lugar, à frente de Chico Leite (Rede), que conquistou 195.641 votos. Numa outra comparação, ele teve três vezes o número de votos do cabeça de sua chapa, Alexandre Guerra (Novo). O empresário terminou a corrida ao Palácio do Buriti com 63.261 votos.

Vitórias e derrotas
Apostas do governo Rollemberg não tiveram sucesso nas eleições. Ex-secretário de Mobilidade e de Cidades, Marcos Dantas, ex-presidente do PSB/DF, teve 18.504 votos na disputa à Câmara dos Deputados. Também não conseguiram se eleger os ex-secretários de Trabalho Thiago Jarjour, de Meio Ambiente Igor Tokarski, de Projetos Especiais Maria de Lourdes Abadia, além dos ex-subsecretários Marlon Costa e Rodrigo Dias e do ex-controlador-geral Henrique Ziller. Todos do PSB. A grande vitória, no entanto, foi a eleição de Leila do Vôlei (PSB) como primeira senadora da história do DF, além de Roosevelt Vilela, do mesmo partido, que exerceu o cargo de administrador do Park Way, Núcleo Bandeirante e Candangolândia.

Novas contratações na área de saúde
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nomeou ontem 174 novos servidores para a área de saúde. São médicos, enfermeiros, assistentes sociais, biólogos, psicólogos e técnicos. As medidas estarão publicadas hoje no Diário Oficial do DF. Entre os novos profissionais, há 49 médicos de emergência e 30 de família, entre outras especialidades.


Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Ed Alves – Ana Rayssa - Minervino Junior/CB/D.A.Press – Correio Braziliense












Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem