test banner

Recém-eleito distrital, Eduardo Pedrosa foi condenado por homicídio de trânsito


Recém-eleito distrital, Eduardo Pedrosa foi condenado por homicídio de trânsito
Eleito deputado distrital com 12,8 mil votos pelo PTC, Eduardo Pedrosa terá de dividir o tempo entre os trabalhos parlamentares e a prestação de serviços à comunidade. O jovem de 28 anos foi condenado em 2015 a dois anos de detenção por homicídio culposo na direção de veículo automotor. A pena foi convertida em outras restritivas de direito. Sobrinho de Eliana Pedrosa (Pros), ele foi considerado culpado pelo acidente que matou a estudante da UnB Laís Pimenta, 21 anos, em 2011. Eduardo saía de uma festa e, segundo a polícia, dirigia a uma velocidade de, no mínimo, 125km/h em uma noite chuvosa. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. O Hyundai Azera conduzido pelo recém-eleito colidiu contra a traseira do Escort da estudante, que morreu na hora. O carro de Laís virou um irreconhecível emaranhado de ferro.

Recursos em série contra execução da pena
A defesa de Eduardo Pedrosa já apresentou uma série de recursos contra a condenação, todos rejeitados pelo Tribunal de Justiça do DF. Ele tenta postergar o início do cumprimento da pena de prestação de serviços à comunidade, para que a execução só ocorra após o trânsito em julgado do processo. Para o Ministério Público, como ele já foi condenado em primeira e segunda instâncias, tem que começar a cumprir a pena. O caso foi ao STJ, que negou novo recurso ao político. O acórdão da decisão foi publicado no mês passado e, com isso, o início da execução da pena pode coincidr com a posse  do novo parlamentar.

“Sem culpa”
O recém-eleito parlamentar alegou no processo não ter culpa do acidente e afirmou que conduzia na velocidade da via “quando um carro entrou repentinamente à sua frente, não havendo tempo suficiente para evitar a colisão entre os veículos”. A defesa questionou ainda o laudo pericial relativo ao acidente, com o argumento de que os peritos oficiais “sonegaram informações, para não terem o trabalho questionado”. Eduardo Pedrosa garantiu não ter bebido na noite do acidente. No processo, há registros de uma confusão no hospital entre o delegado que investigava o crime e o pai do jovem, para que ele não fizesse o teste do bafômetro. Ao condenar o político, o juiz do caso mencionou que “chama a atenção o elevado número de infrações administrativas cometidas por Eduardo, em razão de excesso de velocidade em outros veículos dos quais foi proprietário - (Hyundai i30, Toyota Hilux, Pajero Dakar)”.

Raio-X dos eleitos
Dos 38 candidatos eleitos no último dia 7, só 28% são mulheres. O número inclui as duas suplentes de Leila do Vôlei (PSB) — Leany Lemos (PSB) e Ivonete Nascimento (PCdoB). Entre os escolhidos no DF, 32 têm ensino superior completo, dois têm ensino superior incompleto, dois terminaram o ensino médio e dois não completaram o ensino fundamental. Com relação ao estado civil, 30 são casados, quatro, divorciados, e quatro afirmaram serem solteiros. No questionário sobre cor e raça, dos 38 eleitos pelos brasilienses, 26 são brancos, 9 pardos e apenas três pretos.

Ex-aliados de Rollemberg ficaram sem mandato
Nos bastidores, correligionários de Rodrigo Rollemberg comentam sobre o desempenho de antigos aliados que romperam com o governador, partiram para outras coligações e saíram derrotados. Entre os ex-parceiros que deixaram o chefe do Executivo e acabaram sem mandato estão o atual vice-governador, Renato Santana (PSD), e Professor Paco (Podemos), que disputaram uma vaga de deputado federal sem sucesso, além do senador Cristovam Buarque (PPS), que não conseguiu a reeleição. A análise de aliados do governador é que parte dos “traidores” poderia ter sido eleita no grupo de Rollemberg, caso não tivesse deixado a aliança. Entre os que romperam, a grande vencedora foi Celina Leão (PP), que conseguiu um mandato de federal depois de se fortalecer com a imagem de anti-Rollemberg.


Helena Mader – Coluna ‘’Eixo Capital” – Fotos: Ed Alves/CB/D.A.Press –  Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press - Correio Braziliense



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem