test banner

Pioneiro: Faleceu José Roberto Nasser, 74 anos - (Nasser fundou o Museu do Automóvel de Brasília em 2004)


Morreu, na madrugada de ontem, o especialista em assuntos automobilísticos e fundador do Museu do Automóvel de Brasília, José Roberto Nasser. Nascido no Rio de Janeiro e radicado na capital do país, Nasser tinha 74 anos. Brasiliense por escolha, além de colecionador de automóveis raros, ele defendia fortemente a preservação da história da indústria automobilística brasileira.
Nasser fundou o Museu do Automóvel de Brasília em 2004. O espaço, que funcionava em um galpão cedido pelo Ministério dos Transportes, era considerado um dos mais importantes para a história automobilística brasileira. Nele foi exposto um acervo com mais de 40 carros de modelos raros, além de milhares de documentos e livros referentes à história do automóvel no país.

Jornalista e advogado, Nasser também fundou e foi o primeiro presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos. Ele criou ainda o termo antigomobilismo para designar a restauração e manutenção de veículos antigos.

Amigos e colegas de Nasser lamentaram sua morte, entre eles, José Maria de Andrade, 58 anos, colecionador de carros antigos. “Ele era uma pessoa vibrante e apaixonada pelo automobilismo. Sempre estava preocupado em promover informação sobre a história do automobilismo. Era uma pessoa muito querida e que deixou um legado enorme para todos nós”, ressaltou.

Secretário do Clube de Veículos Antigos de Brasília (Veteran), Luís Carlos disse que Nasser tinha uma história muito bonita com o automobilismo e que sempre ensinava a quem quisesse sobre a importância dela para o país. “Era referência, vai fazer muita falta”, comentou.

José Roberto Nasser foi velado e sepultado ontem, no Cemitério Campo da Esperança.


Thiago Melo – Foto: Joedson Alves/CB/D.A.Press – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem