test banner

MINISTÉRIO PÚBLICO » Nova gestão focará em investigação - (Fabiana Costa toma posse como procuradora-geral de Justiça do DF)


Fabiana e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge: comando - Nova gestão focará em investigação - Ao tomar posse como procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa Oliveira Barreto defendeu os direitos humanos e as questões sociais

*Por Helena Mader

O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) está sob novo comando. A promotora de Justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto tomou posse ontem como procuradora-geral de Justiça do DF. Ela ficará à frente da instituição pelos próximos dois anos e poderá concorrer à reeleição. Fabiana substituiu o procurador de Justiça Leonardo Bessa, que ocupou o cargo por quatro anos. A cerimônia foi realizada no auditório da sede do MPDFT e contou com a presença de dezenas de autoridades, como a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assinou o termo de posse de Fabiana.

Em discurso, Fabiana lembrou que, no Brasil, apenas 10% das mulheres chegam ao comando das organizações. “No serviço público, pouco mais de 20% dos cargos gerenciais são preenchidos pelo sexo feminino. Felizmente, essas estatísticas não se aplicam ao MPDFT, onde 53% dos cargos comissionados são ocupados por mulheres. Com orgulho, posso afirmar que temos nos destacado nas gestões deste MP”, afirmou.

Fabiana Costa garantiu que fará uma administração focada em investigações e na defesa de direitos humanos e de direitos difusos. “A questão social ainda representa um grande desafio. É preciso melhorar a prestação dos serviços essenciais e assegurar que o cidadão tenha acesso à saúde, à educação, ao transporte e à segurança, de forma ampla”, ressaltou. “O MP pretende caminhar ao lado dos que querem uma cidade melhor. Manterei abertas as portas para todos os que enxergarem no diálogo uma alternativa ao conflito e para os que acreditam que é possível mudar a realidade atual, sem descuidar da observância das leis, do agir ético e da responsabilidade com a coisa pública”, disse.

Fabiana atuou como chefe de gabinete de Bessa e contou com o apoio do colega na eleição para a formação da lista tríplice. Recém-promovido a procurador de Justiça, ele aproveitou a cerimônia para fazer um balanço da gestão. Bessa citou a obtenção de R$ 53 milhões em emendas nos últimos quatro anos. “Esses valores não apenas mitigaram o impacto negativo de inúmeros contingenciamentos, como permitiram a construção da sede, recém-inaugurada, que vai abrigar 40 promotorias de Justiça”, comemorou.

Prestígio
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, elogiou a gestão de Leonardo Bessa, que classificou como “lúcida, firme e eficiente”. “Ele superou restrições orçamentárias, criou promotorias, aproximou o MP da sociedade e promoveu o combate à corrupção”, enumerou. “A doutora Fabiana é um orgulho para todos nós. Tem mostrado o seu preparo e a experiência para desempenhar suas funções”, comentou Dodge.
O ministro dos Direitos Humanos, Gustavo Rocha, futuro secretário de Justiça de Ibaneis, representou o presidente da República, Michel Temer, no evento. O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), também compôs a mesa. O presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro; o ministro do STJ e ex-procurador-geral de Justiça do DF, Rogério Schietti; a desembargadora do TJDFT Sandra de Santis; e o presidente da Associação do Ministério Público do DF, Elísio Teixeira, prestigiaram o evento.

(*) Helena Mader – Foto: Arthur Menescal/CB/D.A.Press – Raimundo Sampaio/Encontro/D.A.Press -  Correio Braziliense



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem