test banner

VIADUTO DO EIXÃO » Obra deve ser entregue em março - "Há 10 meses, parte do viaduto sobre a Galeria dos Estados, desabou, deixando a população de Brasília assustada)


Viaduto do Eixão » Obra deve ser entregue em março - Desvios foram realizados perto da Rodoviária do Plano , Imagem recente do local, ainda interditado e sob reparos. Trecho do Eixão desabou sobre a Galeria dos Estados.

Há 10 meses, parte do viaduto sobre a Galeria dos Estados, no Eixão Sul, desabou, deixando a população de Brasília assustada. Desde então, mudou o cenário na região. O trânsito foi desviado e os arredores ficaram tomados por tapumes e máquinas, situação que deve durar mais três meses.

Segundo o Departamento de Estradas e Rodagens (DER-DF), responsável pelo viaduto, a reconstrução segue o ritmo planejado, com 18% da obra concluída. Assim, mantém-se o prazo de 1º de março para a conclusão da obra.

O DER-DF informou, por meio de nota, que a demolição do que sobrou do vão afetado foi finalizada e a Via Engenharia, empresa que ganhou a licitação da obra, está na fase de execução dos blocos de fundação e dos últimos tubulões — perfurações profundas necessárias para transmitir cargas estruturais para solos com maior capacidade de suporte.

Além disso, a remoção do asfalto antigo foi feita sobre todo o viaduto. Ainda de acordo com o DER-DF, a construção dos novos pilares de sustentação será iniciada até sexta-feira, e a abertura de alvéolos do tabuleiro, que permitirão o reforço da laje, passará a ser feita na próxima semana.

Alerta
Um relatório do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) de 2012 alertava sobre o risco do desabamento e a necessidade de manutenção na estrutura. Após a tragédia, especialistas da Universidade de Brasília (UnB) indicaram que o viaduto fosse totalmente demolido. Mas o governo se baseou em outros pareceres e preferiu reaproveitar parte da estrutura.

Em agosto, foi lançado o edital para a construção. A Via Engenharia iniciou a obra em 24 de setembro. Sem alteração desde a licitação, o valor previsto na construção permanece em R$ 10,9 milhões.


Por Philipe Santo – Fotos: Breno Fortes/CB/D.A.Press  – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem