test banner

5ª edição do Sejus- Secretaria de Justiça - mais perto do cidadão é marcada por lançamento de projetos no Recanto das Emas


5ª edição do Sejus mais perto do cidadão é marcada por lançamento de projetos no Recanto das Emas
Entrega de veículos para conselhos tutelares e unidades socioeducativas, inauguração de dois telecentros de informática para a população do Recanto das Emas e lançamento do cadastro eletrônico para bloqueio de ligações de telemarketing. Essas foram os projetos entregues, neste sábado (20), pelo governador Ibaneis Rocha e o pelo secretário de Justiça e Cidadania do DF, Gustavo Rocha, durante o evento Sejus mais perto do cidadão, no Recanto das Emas.
Ao participar das atividades, o governador destacou que essas ações representam o compromisso da sua gestão em atender a população mais vulnerável. Ibaneis anunciou ainda a construção de um viaduto, obras de iluminação pública e recapeamento de vias. “O povo precisa de saúde, educação de qualidade e segurança. O governo também precisa dar as condições para que as empresas se instalem na cidade e gerem emprego e renda”, afirmou.

Segundo o governador, o Sejus mais perto do cidadão é um exemplo de como é possível o governo estar nas ruas em contato direto com o povo. ”Temos que dar cuidado, carinho e atenção para a população. O lugar do governo é na rua”, concluiu.

Realizado pela Sejus, o programa já passou pelas cidades da Candangolândia, Paranoá, Planaltina do DF e Brazlândia. O objetivo é facilitar o acesso a vários serviços de forma integrada e unificada, gerando economia, agilidade no atendimento. “Estamos transformando o Sejus mais perto do cidadão em uma grande ação, envolvendo várias secretarias e parceiros e aprimorando cada edição”, explicou o secretário Gustavo Rocha, ao anunciar que a próxima edição será em São Sebastião, em agosto.

Telecentros
A Sejus entregou, neste sábado (20), dois telecentros para a população do Recanto das Emas. Um dos espaços funcionará no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) e oferecerá cursos de informática básica, programação e manutenção de computadores. Quem tiver interesse em algum dos cursos, que são voltados a crianças, adolescentes, jovens e adultos, já pode fazer a matrícula. As aulas terão início em agosto.

“É uma oportunidade para os nossos jovens se prepararem para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente. Vamos oferecer três cursos e a quantidade de turmas vai depender da demanda. Mas o laboratório tem capacidade para até 12 alunos por turma”, explicou o professor Santana, coordenador pedagógico dos telecentros.

O segundo telecentro está instalado no Centro de Convivência do Idoso e oferecerá equipamentos e cursos de informática básica, navegação de internet e redes sociais para a inclusão digital e social dos idosos.

Carros
Os conselhos tutelares e as unidades socioeducativas do Distrito Federal receberam 14 novos veículos neste sábado. No total, a secretaria adquiriu seis veículos adaptados para fazer o transporte humanizado dos socioeducandos, além de garantir maior agilidade e segurança dos servidores durante os deslocamentos.

“Com esse carros, teremos maior capacidade para atender as demandas. Poderemos levar os socioeducandos para consultas médicas e para o poder judiciário de forma humanizada e segura”, comentou Itamar de Souza,responsável pelo acompanhamento externos dos adolescentes internados nas unidades socioeducativas.

Os oitos veículos destinados aos conselhos tutelares são fruto do empenho do secretário Gustavo Rocha, no ano de 2018, quando era Ministro de Direitos Humanos. O conselheiro tutelar Paulo Mora comentou a chegada do novo veículo para o conselho do Recanto das Emas. “Nossa cidade tem muitos casos de violência e maus-tratos contra crianças. Muitas vezes temos que levar as crianças atendidas no conselho para a vara da infância, IML e hospitais. Esse vai nos ajudar muito nesse trabalho”, explicou.

Telemarketing
O secretário Gustavo Rocha anunciou ainda a entrada no ar do cadastro eletrônico “Me Respeite”, no site Procon, órgão da Secretaria de Justiça e Cidadania. Com essa ferramenta, os consumidores do Distrito Federal poderão cadastrar até cinco números de telefones fixo e celulares, sem nenhum custo, para bloquear o recebimento de ligações e de mensagens de telemarketing. O cadastro pode ser acessado no link:  http://merespeite.procon.df.gov.br.




 Fotos: Ascom/Sejus


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem