test banner

" GDF cravando uma espada na garganta do teatro Goldoni"


Um dos espaços cênicos mais tradicionais da cidade está prestes a fechar as portas. O terreno que abriga o Teatro Goldoni (localizado na Casa D’Itália, 208 / 209 Sul) será leiloado em 31 de outubro. A venda ocorre em virtude do término do termo de concessão, que prevê o uso do espaço por 20 anos.

Durante a década de 1980, os dirigentes culturais do governo conseguiram destinar alguns terrenos públicos para uso de atividades artísticas. Assim atesta a Norma de Construção, Uso e Gabarito (NGB) 18/97, que legisla sobre o espaço ocupado pelo Teatro Goldoni. De acordo com a regulamentação, pelo menos 40% das atividades ali mantidas deve ser de natureza cultural. Instalado desde 1998,terreno está listado entre aqueles à venda na próxima licitação da Terracap.

"Um país sem cultura é um país sem futuro. Um País sem Identidade… O tempo de pôr fim a este rumo de desastre é o tempo de hoje. Tempo de protesto e de recusa. Tempo de mobilização de toda a inteligência, de toda a criatividade, de toda a liberdade, de toda a cólera contra uma política que chama “austeridade” à imposição de um brutal retrocesso histórico. Defender a Cultura é uma das mais inadiáveis formas de fazer ouvir todas as vozes acima do medíocre ruído dos “mercados”. Manifestamo-nos em defesa da cultura. E agiremos em conformidade. Manifesto em Defesa da Cultura"

Ainda bem que Plínio Mosca não está em Brasília para assistir a cena do GDF cravando uma espada na garganta do teatro Goldoni. Não será estranho se brotar do chão naquele local uma lanchonete, uma academia ou um supermercado. Uma pena. (Jornalista Ari Cunha)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem