test banner

"PSD conquista quatro prefeituras no Entorno e sai forte da eleição "


O  PSD está saindo forte da primeira eleição no  Entorno de Brasília. O partido conquistou quatro prefeituras de cidades fortes da região – Luziânia, Cristalina, Formosa e Vila Boa. Tal força foi dada por 209 mil 942 votos de uma população de 325 mil 931 habitantes. Em segundo lugar ficaram empatados o PR, PTB e PP com três prefeituras cada em um universo em torno de 216 mil eleitores.

Na terceira colocação ficou o PMDB e PSDB com duas prefeituras cada em um universo de 78  mil 686 eleitores.  Em quarto lugar ficaram cinco partidos – PT, PSC, PPS, PPL e PDT – com uma prefeitura cada. Juntos os partidos conquistaram o voto de 188 mil 687 eleitores. O total de votos conquistados pelos 11 partidos que disputaram as eleições no Entorno chegou a 693 mil 365 votos de uma população de 1 milhão 154 mil e 21  habitantes.


O presidente do PSD-DF, o ex-governador Rogério Rosso, diz que a nível nacional  o PSD  termina o primeiro turno do pleito com 494 prefeituras e como o quarto maior partido, atrás de PMDB, PSDB e PT. Voltando a questão regional, Rosso ressalta o trabalho conjunto da bancada do DF  - Eliana Pedrosa, Celina Leão, Liliane Roriz e Washigton Mesquita - com os correligionários de Goiás,  principalmente do secretário-chefe da Casa Civil do governo de Marconi Perillo, Vilmar Rocha, um dos vitoriosos na arrancada do partido em Goiás, conquistando 21 prefeituras – quatro delas na região do Entorno. 

Rosso explica que o que se pode dizer é que  hoje, o PSD é a maior força política do Entorno do Distrito Federal.  “É importante frisar que não somos maiores apenas em números de prefeituras, como também em número de habitantes e eleitores. Isso demonstra um partido forte e consolidado no Entorno”, comemora Rogério Rosso.


A deputada distrital Liliane Roriz (PSD-DF), uma estreante em eleição municipal, avalia como positivo o resultado das eleições do Entorno. Filha do ex-governador Joaquim Roriz (sem partido), a parlamentar conseguiu eleger seus principais candidatos nos quatro pontos das proximidades do quadrilátero do Distrito Federal: Luziânia (GO), Cristalina (GO), Planaltina de Goiás (GO) e Padre Bernardo.  
 “Conseguimos mais do que apenas ajudar a eleger aliados no Entorno. Chegaremos fortalecidos com o nosso grupo político nas eleições de 2014”, destacou a parlamentar. Para Liliane, o resultado também reflete a insatisfação do eleitor do Entorno, “que praticamente vive no Distrito Federal, com a gestão do Partido dos Trabalhadores.

 
Com a dificuldade do tratamento de saúde, Roriz restringiu a participação nas campanhas em algumas aparições públicas, mas designou a filha Liliane para representa-lo nos comícios, caminhadas e carreatas de aliados. “Muitas pessoas não conseguem entender que boa parte da vida do Distrito Federal está no Entorno”, avaliou a distrital.

Na campanha de Cristóvão Tormin (PSD), em Luziânia, cidade-natal da família Roriz, o prefeito eleito conseguiu o apoio da grande maioria dos eleitores: mais de 70% dos votos válidos. Em outras cidades, como Cristalina (GO), outro candidato ligado aos Roriz foi eleito no último domingo: Luiz Attié, também do PSD, foi reconduzido ao comando da cidade.
 
Em Planaltina de Goiás, um antigo aliado do grupo rorizista também foi reeleito para a prefeitura: Zé Neto (PSC), antigo partido de Joaquim Roriz, arrebanhou mais de 46% dos votos válidos do município.  Nos municípios de Padre Bernadro (GO) e Água Fria (GO), a distrital Liliane Roriz também comemorou o resultado das urnas. Apesar de ser filiado ao PDT, o prefeito eleito de Padre Bernardo, Francisco de Moura, recebeu apoio da parlamentar. E em Água Fria, o ex-deputado distrital João de Deus (PPS) está reeleito à prefeitura até que a Justiça Eleitoral decida o que será feito com o opositor, que teve a candidatura impugnada. 
O PSD  forte em 2014 

Já a deputada Eliane Pedrosa, que ensaia uma candidatura ao Buriti em 2014, diz que o  desempenho do PSD no primeiro turno das eleições municipais de 2012, principalmente no Entorno do Distrito Federal, mostrou que o partido chegará forte para o pleito em 2014. 

De acordo com Eliana, o resultado das urnas fortalece a sigla, que completou um ano no último dia 27 de setembro. “Muita gente desconfiava da capacidade do nosso partido. Nós nunca duvidamos e já esperávamos por um desempenho honroso nas urnas. Vamos chegar fortes para 2014”.

(Enviado por Carlos Honorato)




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem