O uso indevido das faixas de ônibus é considerado infração leve, com multa de cerca de R$ 53 e três pontos na carteira. O usuário que recebeu a notificação da multa por usar a faixa exclusiva na W3 entre agosto e outubro deve recorrer em um dos postos do Detran. Quem já pagou também pode ter o dinheiro de volta. O prazo para cancelamento da multa é de 30 a 60 dias.
O diretor de engenharia do Detran, Wilson Xavier, afirmou que as multas foram emitidas apenas na W3 Sul e que em novembro o sistema de monitoramento foi desligado. Ainda de acordo com ele, a demanda de cancelamento das 21 mil autuações não deve impactar o atendimento nos postos do Detran, mas o departamento avalia a possibilidade de cancelar automaticamente as multas que ainda não foram emitidas.
Sem previsão de pintura
O diretor de engenharia do Detran afirmou que não há previsão de quando as faixas exclusivas da W3 serão pintadas novamente e a fiscalização eletrônica será reativada. A pintura depende da colocação da manta asfáltica, o que só vai ocorrer quando houver uma trégua da chuva.
“Após a colocação da manta asfáltica, temos que esperar duas semanas para fazer a pintura. E essa pintura também só pode ser feita se não estiver chovendo. Tendo as condições adequadas, a pintura é rápida”, falou Xavier. O Detran não informou o valor gasto com a pintura das faixas exclusivas na W3.
Enquanto as faixas de ônibus não são novamente demarcadas, o diretor de engenharia alerta o motorista para não perder o hábito de respeitar a delimitação. “A sinalização vertical está na via. O motorista deve continuar evitando a faixa da direita.” (G1 DF)