test banner

" ELEIÇÃO,CÂMARA LEGISLATIVA DF- UNIDOS CONTRA REELEIÇÃO"




Unidos contra a reeleição Bloco do PT-PRB se reúne hoje para indicar alguém para disputar a presidência da Mesa Diretora.
O nome do deputado distrital do bloco do PT-PRB que disputará a presidência da Mesa Diretora será definido hoje.  Declaradamente contra a reeleição da Mesa,os distritais petistas lançarão um nome na expectativa de blindar as possibilidades de Patrício permanecer na presidência por mais dois anos.



O segundo foco da indicação de um nome do bloco é tirar as chances de um não petista conseguir o cargo. O PT não quer o mesmo comando, mas também não quer deixar escapar para outra sigla. O fortalecimento do nome de Agaciel Maia (PTC) nos últimos dias tem tirado o sono de alguns petistas, que tentam, agora, amadurecer o nome de Chico Leite (PT), até então longe dos holofotes da disputa.A lista do bloco deverá trazer além do nome de Chico Leite, o de Arlete Sampaio (PT) e Wasny de Roure (PT). “Vamos discutir muitas coisas da bancada, fazer alguns encaminhamentos, mas a intenção é sair da reunião com o nome que possa concorrer”, explicou o líder do bloco, deputado Chico Vigilante. 

Apesar de ter sido o favorito do governador Agnelo Queiroz até bem pouco tempo,Wasny de Roure é quase carta fora do baralho.O petista nunca escondeu que o maior desejo era ir para o Tribunal de Contas do DF (TCDF) e a possibilidade de aceitar ser indicado para presidente da Câmara ficou distante, mesmo depois de Agnelo preferir levar Paulo Tadeu a Wansy para o TCDF. Arlete ainda teria arestas para aparar como governo. Ou seja, segundo os deputados, o mais provável é que Chico Leite seja o nome do PT para a presidência. “Teremos opções. O que não acontecerá jamais, como nos mandatos de (Joaquim) Roriz e (José Roberto) Arruda, é a eleição de uma Mesa à revelia do governador”, afirmou Chico Vigilante.


DECISÃO JÁ ESTARIA TOMADA

Nos bastidores da Câmara Legislativa, muito se fala em “assunto e ncer r ad o”. Mesmo com o surgimento de novos nomes e a articulação de parte dos deputados para garantir a aprovação da emenda que viabiliza a reeleição, Agaciel Maia já teria o aval do Executivo e a defesa, inclusive, do presidente do Senado,o senador José Sarney.“Não tem mais como mudar este cenário, são meses de negociação”,justificou um distrital que prefere manter o nome em sigilo. A reportagem tentou falar com Chico Leite, mas até o fechamento, ele não retornou as ligações.

Eleição até 15 de dezembro


» O prazo dos deputados está esgotando, já que a escolha do futuro presidente da Câmara Legislativa terá de acontecer até o dia 15 de dezembro, antes das férias dos parlamentares. É rito da Casa voltar do recesso com o assunto resolvido.

» Nos corredores da Câmara Legislativa, é possível presenciar discursos esclarecedores sobre o
processo de eleição da Mesa Diretora. Agaciel Maia, segundo os deputados, já fala como presidente e a garantia é tratamento igualitário para todos os distritais.


» Pessoas próximas ao atual presidente, o petista Patrício, garantem que ele sorri aos quatro ventos. As línguas afiadas explicam que é fácil ficar feliz quando se consegue o que quer. O indicativo é de que ainda não está descartada a possibilidade de aprovar a emenda da reeleição.


(Camila Costa 
camila.cos ta@jornaldebrasília.com.br)





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem