test banner

"GDF atrasa obra do Estádio, irrita Fifa com 5º prazo e envergonha Brasília."



Brasília Estádio de abertura da Copa das Confederações, com o jogo Brasil x Japão, em 15 de junho, o Mané Garrincha continua preocupando a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL). O adiamento da inauguração do estádio, que seria no domingo e passou para 18 de maio (o quinto prazo desde dezembro de 2012), irritou dirigentes das duas entidades.

Ontem, após reunião com o governador Agnelo Queiroz, o secretário extraordinário do Distrito Federal para a Copa, Cláudio Monteiro, e os responsáveis pela obra, a Fifa e o COL divulgaram nota oficial dura em que alertam para o risco da medida, anunciam monitoramento diário das obras e uma nova inspeção ao estádio em duas semanas.

"A Fifa e o COL demonstram preocupação com os prazos apertados e o curto período disponível para os eventos-testes que garantem o sucesso operacional de eventos da magnitude da Copa das Confederações da Fifa", diz a nota, que em outro trecho ressalta "que é exatamente por desafios naturais encontrados em grandes obras - como a série de chuvas fortes observadas em Brasília - que os estádios devem ser entregues com a antecedência necessária e reforçam mais uma vez que atrasos como os observados não serão tolerados para os estádios que receberão apenas os jogos da Copa do Mundo da Fifa, que envolve um número significativamente maior de sedes, equipes, torcedores, jogos, jornalistas e telespectadores".

Por fim, acrescenta que "a flexibilidade observada na Copa das Confederações não será a mesma para a Copa do Mundo, quando não serão feitas exceções (...)".

Participaram da reunião o diretor-geral da Fifa no Brasil, Ron DelMont, o CEO do COL, Ricardo Trade, e o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luís Fernandes. Agnelo Queiroz minimizou o episódio, mas admitiu desconforto.

- Eles (Fifa e COL) compreenderam o motivo do adiamento porque sabem do nosso objetivo. Quando se marca uma data, existe um desconforto (ao adiar), mas eles estão confiantes. Estão acompanhando pari passu. Estamos trabalhando com o COL de forma estreita - disse Agnelo, que chegou com duas horas de atraso para o encontro.

O Globo


Brasília - Depois de visitar o Estádio Nacional de Brasília, acompanhado de outros deputados e senadores, o ex-jogador e deputado federal Romário (PSB-RJ) disse não acreditar que a inauguração do estádio ocorrerá no dia 18 de maio.

A inauguração estava marcada para o dia 21 deste mês, para coincidir com o aniversário de 53 anos da capital federal. Porém, o Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 adiou para o dia 18 de maio devido a dificuldades enfrentadas pela empresa responsável pelo gramado, que alegou não ter condições de finalizar o trabalho até a data por causa das constantes chuvas na capital federal.

A visita teve a participação de outros deputados da Comissão de Desporto e Turismo da Câmara, presidida por Romário, e da Comissão de Educação, Esporte e Turismo do Senado, cujo presidente é o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).

O ex-jogador criticou os elevados custos dos estádios construídos ou reformados para a competição e para a Copa das Confederações, em junho deste ano. Para Romário, o custo de R$ 1,2 bilhão das obras do Estádio Nacional de Brasília é exagerado, "mas isso não é novidade, porque o mesmo está ocorrendo em todos os 12 estádios das cidades-sedes da Copa”. Segundo ele, a situação poderia ser diferente “se as obras tivessem começado mais cedo e os orçamentos fossem elaborados dentro da realidade do país”. Ressaltou ainda que existe a promessa de que a privatização do estádio permitirá a recuperação dos gastos em dez anos.

A imprensa não pode acompanhar a visita dos parlamentares ao Mané Garrincha, por determinação do COL, que alegou falta de espaço. Outro deputado federal que participou da visita foi Tiririca (PR-SP). Na sua opinião, os espectadores terão dificuldades para se locomover nas proximidades e chegar até o estádio, pois ainda não houve melhoras nas obras externas de acesso ao estádio.

Edição: Carolina Pimentel

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem