1 – Apesar de sempre repetir o mantra de que “não quer mais saber de política”, o ex-senador e empresário Luiz Estevão vai tomar conta do PRTB no Distrito Federal. Vamos aguardar os próximos movimentos.
2 – Qual será o partido que se transformará numa espécie de Arca de Noé da traição nas eleições de 2014?
3 – O presidente da Câmara Legislativa do DF, Wasny de Roure (PT), ainda não conseguiu saldar as dívidas com alguns veículos de comunicação, cujos gastos foram efetuados na gestão do hoje corregedor da Casa, Patrício (PT). A propaganda foi ao ar, salvo engano, em agosto de 2012. O curioso é que não é por falta de recursos. Será que o atraso é fruto de alguma irregularidade?
4 – Embalada por números favoráveis para a disputa do Palácio do Buriti em 2014, a deputada distrital Eliana Pedrosa (PSD) vem enlouquecendo seus assessores. Só para se ter uma ideia, ela visitou oito cidades no final de semana.
5 – Uma coisa que chega a irritar a deputada Eliana Pedrosa é quando perguntam se ela será candidata a deputada federal nas eleições de 2014. Quem pergunta tem como resposta um sonoro “não”.
6 – O Palácio do Planalto tem acompanhado a performance de todos os governadores, aliados ou não do governo. A presidente Dilma não tem gostado do desempenho de alguns aliados, cujos números de aprovação estão muito baixo, o que pode até comprometer quem deseja ser candidato à reeleição. O comando do PT deve conversar com os lanterninhas das pesquisas. Ninguém deseja surpresas eleitorais.
7 – Tem gente apostando que a renovação da Câmara Legislativa do DF terá uma renovação de mais de 60% nas eleições de 2014. Aliás, o quadro atual é um dos mais fracos.
8 – Com o bom trânsito que o senador Gim Argello tem no governo ele tem grandes chances de ocupar uma vaga no Tribunal de Contas da União. E como uma vantagem: lá não se precisa de voto.
9 – Quem orce pelo sucesso de Gim no TCU é o empresário Marcos de Almeida Castro, suplente de Gim e irmão do famoso advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, Kakai.
10 – Quem também torce para o sucesso do senador Gim Argello é o governador do DF, Agnelo Queiroz. Resolve ao mesmo tempo dois problemas: fica com o apoio do PTB e com Gim no TCU.
11 – A aliança do sonho do PSB com o PDT pode não acontecer. Tudo em função da reaproximação de Carlos Lupi com a presidente Dilma, que não admite aliados ajudando uma possível chapa do governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
12 – Empresários reclamam da greve dos servidores da Secretaria de Fazenda da carreira Gestão Fazendária, o que vem dificultando o atendimento nos postos da Receita do GDF e comprometendo o programa Recupera-DF.
13 – Aliados do deputado distrital e corregedor da Câmara Legislativa, Patrício (PT) garantem que ele só não ocupará uma secretaria do GDF se não quiser. As portas estariam abertas.
14 – A chamada “bancada do amor” escancarou de vez.
15 – O deputado da base governista Aylton Gomes perdeu a Defesa Civil para o PHS, partido que não elegeu sequer um deputado nas últimas eleições.
16 – O menu dos Restaurantes Comunitários está sendo objeto de revolta dos usuários. Tem dia que anunciam carne, mas algum chefe do lugar troca por frango desfiado ou ovo frito.
17 – Durante a transmissão do jogo Sobradinho x Botafogo, que aconteceu na noite de quarta-feira em Volta Redonda (RJ), as lentes da SPORTV flagraram no meio da minguada torcida do time brasiliense o ex-todo-poderoso secretário de Governo e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Paulo Tadeu, que tem relações familiares com o Sobradinho.
18 – Mesmo sem aceitar as provocações dos botafoguenses mais exaltados, Tadeu pareceu tenso durante enquadramentos. Também, pudera. O resultado não fora dos melhores: 2 a 0 para o time carioca.
19 – De qualquer forma, já valeu a presença e a força moral. Afinal, não é qualquer servidor público que consegue deixar Brasília rumo ao interior do estado do Rio em plena quarta-feira…
(Jornalista Carlos Honorato)