test banner

BRASÍLIA, DEPUTADA ELIANA PEDROSA: "VAGÃO ROSA DO METRO, PARA JULHO"

Uma boa notícia para mulheres e pessoas com deficiência. A direção do Metrô do Distrito Federal prepara para julho a implantação experimental do vagão exclusivo para essas duas parcelas da população. 

A medida obedecerá a Lei 4.848/2012, em vigor desde junho do ano passado, mas que até agora não foi cumprida. A presidente da Companhia do Metropolitano do DF, Ivelise Longhi, explicou como será reservado o chamado Vagão Rosa.

Agora em julho nós pretendemos iniciar os testes para o Vagão Rosa. Vamos destinar, provavelmente, o vagão que hoje já é destinado aos cadeirantes, para que ele abrigue também as outras pessoas contempladas pela legislação. Escolhemos julho porque é o mês de férias e estamos trabalhando com mudança de cultura, disse Ivelise.

A ideia é que o vagão exclusivo seja envelopado para se diferenciar dos demais e facilitar, assim, sua identificação por parte dos passageiros. Autora da lei ao lado do deputado Evandro Garla, a deputada Eliana Pedrosa (PSD) acredita que o respeito ao vagão será feito de forma gradativa, com ocorreu com as faixas de pedestres.

O Vagão Rosa deve seguir o bom exemplo da faixa de pedestre. Nós teremos muito mais qualidade de vida, afirmou Eliana.

O metrô do DF conta com 29 estações que hoje atendem mais de 160 mil pessoas por dia. Duas linhas do metrô ligam Brasília às cidades de Ceilândia e Samambaia, passando pela Asa Sul, Setor Policial Sul, Estrada Parque Indústria e Abastecimento, Epia, Guará, Park Way, Águas Claras e Taguatinga.

(Carlos Honorato-Estação da Notícia)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem