test banner

BRASÍLIA: "CLDF, JÁ TEM NÚMERO PARA DECIDIR CASSAÇÃO"


Por Suzano Almeida - Retornou, enfim, o membro da Mesa Diretora que faltava para examinar a situação dos deputados há pouco condenados. Agaciel Maia (PTC), que estava em viajem pessoal, chegou na tarde de ontem e  deve se reunir, na manhã de hoje com o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure (PT).
Ele deverá ser informado sobre o processo de reabertura de cassação dos distritais  acusados pela Caixa de Pandora,  esquema de corrupção da história da política local.

 

Sem se adiantar

“Ainda preciso me interar sobre o trâmite processual do caso”, afirmou Agaciel Maia, que preferiu não antecipar  posição. “Prefiro não me adiantar, por enquanto, sem saber o teor do processo”. 

 

A ausência de Agaciel, na reunião da Mesa Diretora, no dia 2 de julho, foi o pretexto para o esvaziamento da reunião por parte da distrital Eliana Pedrosa (PSD). Ela afirmou, em nota, que uma decisão  como a reabertura da Caixa de Pandora só poderia ser tomada com a presença de todos os membros da Mesa.

 

Eliana se comprometeu, ao deputado Wasny, a participar de uma futura reunião, ainda durante o recesso, caso Agaciel e os demais membros também estivessem presentes.

 

O presidente Wasny de  Roure confirmou a conversa com Agaciel Maia, marcando o encontro entre eles para hoje. Mas, apesar das esperanças em dar uma resposta à população sobre a reabertura dos processos contra Benedito Domingos (PP), Aylton Gomes (PR) e Rôney Nemer (PMDB), a tramitação do processo  poderá ficar para agosto.

 

“Não adianta a Mesa recepcionar as denúncias, que a matéria não começa a tramitar. Para que isso seja possível, é necessário que ela seja lida em Plenário”, explica o presidente, que mantém esperanças de encaminhar a matéria ainda no recesso.

 

Com suspensão

Para que a leitura do documento seja realizada, se aceita pela Mesa, o presidente precisa suspender o recesso e  os deputados, retornarem de seus compromisso. O mais provável é que a  matéria fique para a segunda semana de agosto, já que o primeiro dia antes do retorno parlamentar é uma quinta-feira.

 

Nova acusação a Benedito

Com o retorno de Agaciel  Maia e com a Mesa Diretora com todos os seus membros, a casa poderá enfrentar ainda uma nova denúncia, contra o deputado distrital Benedito Domingos. Pelo menos é o que espera Wasny de Roure.

 

“Além da questão da Caixa de Pandora, temos ainda a representação que deve ser feita agora contra o deputado Benedito Domingos por um grupo político. Sendo assim, temos que nos organizar”, disse o presidente da Câmara.

 

Mais diálogo

Para Wasny, é necessário diálogo com os membros da Mesa Diretora, para que tudo seja feito em comum acordo. “Estamos buscando dialogar com todos os membros. Vamos balizar da melhor forma para que eu não fique convocando reunião sem quorum”, declarou Wasny, que ainda mantém as esperanças. “Ainda não descartamos a realização da reunião da Mesa durante o recesso, já que agora temos   presentes todos os seus integrantes”.

 

Dos cinco membros, apenas Aylton, que é réu na denúncia, não tem voto sobre a Pandora.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem