test banner

Eleições: Eles já estão decididos

A cerca de 10 meses da disputa presidencial, uma parte de eleitores sabe o caminho que escolherá nas urnas.O Correio conversou com três deles sobre o motivo de estarem certos entre Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos.
Por: Julia Chaib - Correio Braziliense

Se as eleições para a Presidência da República fossem hoje, os três principais presidenciáveis — Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) — teriam, cada um, pelo menos um voto garantido. São apostas certas da servidora pública Márcia Vilela, 45 anos, da empregada doméstica Carmélia Neres dos Santos, 38, e do cientista político André Atadeu, 22, à cadeira no Planalto. A menos de 10 meses do primeiro turno das eleições, eles já têm segurança do que irão digitar na urna. Ao Correio, eles elencaram os motivos de, diferentemente de boa parte do eleitorado ainda indefinido, já terem certeza do nome escolhido, caso o cenário continue o mesmo.

Especialistas avaliam que os três moradores da capital federal não são maioria. Para eles, a esta altura do campeonato, é natural que grande parte dos brasileiros não esteja convicto de seus votos. De acordo com pesquisa Ibope divulgada em novembro de 2013, com os três candidatos postos, 21% das pessoas optariam pelo voto nulo ou branco e outros 15% não saberiam em quem votar — tal percentual aumenta para 40% na pesquisa espontânea. O trio de Brasília, no entanto, explica a razão de não estar na lista. Os motivos são variados: vão desde a gratidão por programas de governo ao desejo de ver novas caras na política. Aliados, como o caso da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que está com Campos e é possível candidata a vice na chapa, também agregam votos.

Para Rui Tavares Maluf, cientista político e coordenador do curso de opinião pública e inteligência de mercado da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, os dados sobre intenções de voto, agora, são voláteis. As últimas pesquisas indicam que Dilma Rousseff teria uma reeleição certa, no entanto, tudo pode mudar no cenário político. De acordo com levantamento do Instituto Datafolha, divulgado em dezembro, a presidente aparece com 47% das intenções de voto. Em seguida, vem o ex-governador de Minas Gerais, com 19%, e, Campos, com 11%. De acordo com o Ibope, Dilma venceria com 43% das intenções, seguida por Aécio, com 14%, e Campos, com 7%.

De acordo com Maluf, o fato de aparecerem nomes inéditos na corrida pelo Executivo, como o do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e do senador mineiro, Aécio Neves, também faz com que os votos a esta altura fiquem indefinidos. Ele diz, no entanto, que é possível se identificar com a política e as ações de cada um em seus estados.

Projeção nacional

Outro fator de peso são as ações de candidatas com reconhecimento nacional, como Dilma e Marina — que já disputou uma eleição à Presidência e conseguiu uma projeção maior. “A decisão se relaciona quando a pessoa consegue efetivamente perceber aquele discurso que está relacionado ao que você acredita. A questão econômica tem muita relevância na tomada de decisão.”

Rudá Ricci, cientista político e especialista em desenvolvimento regional e sistemas de controle sobre a ação governamental, acredita que Dilma tenha perdido votos de uma parcela da classe média. “No primeiro ano do governo dela, o discurso de ataque à corrupção aparecia muito e ela aparentava ser uma pessoa muito enérgica. O eleitorado do PSDB a elogiava dizendo que ela tinha um perfil mais tucano. Mas, a partir do ano passado, ela adotou uma postura mais centralizadora e perdeu uma parte da base eleitoral. As manifestações também contribuíram para isso”, disse.

O eleitor típico de Dilma, então, deve ser, de acordo com o especialista, o segmento mais pobre da população concentrado no Nordeste. Já o eleitor de Aécio vem da classe média tradicional, mais instruído. Campos atinge a classe média mais jovem e o Nordeste. Já Marina consegue estar entre todos os segmentos de renda, entre os mais e menos instruídos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem