test banner

GDF- CLDF: Investidas com o PPCUB

Orla do Lago complica tramitação
O adensamento da ocupação da orla do Lago Paranoá  se tornou o grande ponto de confronto na tramitação do o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília, o PPCUB. Por iniciativa da líder do Governo na Câmara Legislativa, Arlete Sampaio (foto), já começaram as reuniões de grupo de trabalho composto por técnicos do próprio legislativo e do GDF para equacionar os dispositivos ainda polêmicos do projeto. Deu encrenca logo de início. Quando se discutia o adensamento da ocupação da orla e, mais especificamente, dos trechos que despertam maior interesse, a representante da Secretaria de Habitação bateu o martelo. Avisou que as disposições para o trecho quatro — o que se estende nas imediações da antiga Academia de Tênis — eram inegociáveis. 
Grupo patinando
Com tudo isso, está praticamente patinando o grupo de trabalho criado para analisar o texto do projeto  do PPCUB. A pedido do presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure, o grupo serviria para analisar, principalmente, esses pontos mais polêmicos. Pelo termômetro da primeira reunião, ocorrida na tarde de segunda-feira, será difícil que o governo chegue a algum acordo com os técnicos contrários à proposta.
Oposição cobra espaço
Além de divergências técnicas, a reunião foi marcada por diferenças políticas. Mais uma vez sem ser incluída na lista de convidados, a presidente da Comissão de Cultura da Câmara, Liliane Roriz, reclamou de estar sendo excluída dos debates e acusou o governo e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de boicote. O órgão, no entanto, rebateu as críticas e afirmou que a lista de participantes já incluía chefias dos órgãos e relatores do projeto, além da líder do Governo, Arlete Sampaio, que não estava presente na primeira reunião. Foi o suficiente para Liliane atacar.
Pé na porta
“Quer dizer que a líder do governo pode participar da reunião e não há espaço para a oposição? Que tipo de manobra é essa que tenta aprovar a fórceps um projeto que vai mudar a vida de toda a cidade, sem que todos os lados sejam ouvidos? Como parlamentar, participarei de todos os encontros, mesmo sem ser convidada”, avisou Liliane.
(Do Alto da Torre - Eduardo Brito)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem