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Eleições 2014: Partidos de olho na telinha

Caça por alianças será cada vez mais acirrada até o fechamento das chapas para aumentar aparições na tevê. PSD e PP devem ser os principais alvos. Hoje, grupo encabeçado por PT e PMDB leva a vantagem no tempo eleitoral.
Por: Helena Mader - Correio Braziliense - 18/03

Os candidatos ao Governo do Distrito Federal já começaram a formar alianças e articular coligações para a disputa deste ano. Mas eles só terão acesso a uma das mais poderosas armas eleitorais a partir de 19 de agosto. Essa é a data de início da veiculação da propaganda na televisão e no rádio. Cientes da força da imagem nos meios de comunicação, os partidos estão focados em aumentar o tempo disponível por meio de uniões. Algumas das legendas com mais tempo de tevê ainda não decidiram qual caminho seguirão este ano e têm sido cortejadas por vários pré-candidatos. 

A propaganda poderá ser veiculada entre 19 de agosto e 2 de outubro. Os programas serão transmitidos duas vezes por dia e cada um terá 25 minutos. No caso da televisão, os partidos poderão mostrar seus programas de governo das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Já no rádio, a apresentação será transmitida das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. A publicidade oficial dos candidatos ao governo será exibida às segundas, quartas e sextas-feiras. 

A coligação do governador Agnelo Queiroz (PT) e do vice Tadeu Filippelli (PMDB) é a mais forte no quesito aparição na tevê. Como o espaço na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho das bancadas das siglas na Câmara dos Deputados, petistas e peemedebistas se encontram confortáveis quanto ao tempo. O PT é o primeiro no ranking dos partidos com maior número de deputados e, portanto, é a legenda com mais espaço na tevê e no rádio: serão 3 minutos e 3 segundos. O PMDB aparece na sequência, com 2 minutos e 34 segundos garantidos.

Somados os tempos assegurados aos partidos da base com representação na Câmara, como PT, PMDB, Pros, PCdoB, PSC, PV, PRB e PTdoB, Agnelo terá cerca de 10 minutos de televisão para apresentar propostas. A base de apoio do governador tem hoje 17 partidos, mas alguns ainda ameaçam sair da aliança para apoiar outras coligações. Por isso, o tempo final de rádio e tevê ainda aparece indefinido. 

Imagem

O presidente do PT no Distrito Federal, deputado Roberto Policarpo, acredita que o longo tempo de propaganda eleitoral será um trunfo para a chapa candidata à reeleição. “Por conta das regras eleitorais, hoje não é possível vincular as ações do governo à imagem de Agnelo. Durante a campanha, poderemos fazer isso, apresentando todas as realizações. Teremos bastante tempo para isso”, explica Policarpo. “Hoje, as campanhas estão com cada vez mais restrições. Então, o espaço na tevê e no rádio é de grande relevância”, acrescenta o presidente do PT.

O PSDB, o DEM e o PPS, que negociam a formação de uma chapa para a disputa majoritária, teriam juntos pouco mais de três minutos para a propaganda eleitoral. Ainda não há consenso sobre quem seria o candidato cabeça de chapa da aliança, mas integram o grupo os presidentes regionais do DEM, Alberto Fraga, e do PPS, Eliana Pedrosa. No PSDB, há três pré-candidatos, que têm brigado pela indicação: os deputados Izalci Lucas e Luiz Pitiman, além do ex-secretário de Obras Márcio Machado. O grupo tenta ainda atrair novos aliados.

Lançada na semana passada, a chapa formada pelo ex-governador José Roberto Arruda (PR) e pela distrital Liliane Roriz (PRTB), que seria candidata a vice, teria cerca de dois minutos e meio. O PR é o sexto partido no ranking das legendas com maior tempo de televisão, e a presença do PTB agregaria mais 52 segundos. O PRTB não tem hoje representantes na Câmara dos Deputados, mas o PMN, da deputada federal Jaqueline Roriz, deve completar o grupo.

O PSB, do senador Rodrigo Rollemberg, e o PDT, do deputado Reguffe, ambos pré-candidatos ao Palácio do Buriti, garantem juntos 1 minuto e 50 segundos. Apesar de os dois partidos terem indicado concorrentes, há a expectativa de que estejam juntos em outubro. Caso conseguisse ainda atrair o PSol, a chapa ganharia mais 21 segundos.

Regras da propaganda
» A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na tevê será veiculada de 19 de agosto a 2 de outubro

» Os programas serão veiculados na tevê diariamente das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55

» No rádio, a propaganda será de 7h às 7h25 e das 12h às 12h25

» Os 25 minutos da propaganda serão divididos da seguinte forma: um terço igualitariamente entre todos os partidos e dois terços proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados

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