Nos próximos sete dias ele voa no Distrito Federal
Com o seu consultório veterinário em Planaltina, o brasiliense Glauco Pinto via o céu de Brasília enfeitar-se de asa deltas coloridas todos os anos. Depois de muito observar, o médico veterinário decidiu ir atrás do esporte e hoje, aos 41 anos, é um dos nomes mais consagrados no voo livre no Brasil. Ele e os mais de 70 atletas do mundial largam do Vale do Paranã (GO) hoje, às 12h, e pousam em Brasília a partir das 15h.
Serão sete dias de prova e, de acordo com ele, a duração dos voos de 2h30 até 5h, dependendo das condições climáticas da cidade. Mas o tempo parece não influenciar o atleta. “Já terminei provas vendo o sol se por”, recorda.
Companheiro de esporte, o israelense Eitan Koren diz com muito bom humor que está no Brasil fugindo das guerras em sua terra natal. Visitante constante do País, ele diz que o DF chama a atenção. “Comida boa, mulheres lindas e rede hoteleira acessível”, comenta.
Show de energia em Brasília
Organizador da prova, que completa 30 anos em 2014, Ricardo Ortega é um ícone entre os atletas da modalidade. Instrutor do voo livre há décadas, quem olha para o competidor de 60 anos, percebe a aparência jovem no mesmo instante.
Por ser conhecido no País pela prova que organiza na cidade todos os anos, o modesto atleta diz não ser difícil reunir tanta gente do mundo todo.
Embora tenha energia para dar e vender, ele diz que desta vez não vai participar da prova. “Vou ficar nos bastidores para garantir que tudo saia dentro da perfeição”, garante o vovô radical.
Xô, frio!
Com o frio que nos últimos dias toma conta de Brasília, Ortega afirma que a situação não é muito bem vista entre os competidores e que o clima mais fresco que o normal não favorece o bom andamento do esporte. “Não é muito legal, mas já pesquisei a previsão do tempo e vi que a partir de amanhã o sol vai aparecer e provavelmente permaneça assim até o final”, espera.
Saiba mais
Desde 84, Brasília sedia o campeonato Mundial de voo Livre, com decolagens do vale do Paranã - a 90 quilômetros da capital - e pousos na Esplanada. As largadas terão início às 12h, e os pousos às 15h30. O campeonato é realizado anualmente na cidade por ser considerada o melhor local para a prática.
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília - Com: Kiara Mila Oliveira