
José Carlos Werneck
O candidato do PSB ao governo do Distrito Federal, senador Rodrigo Rollemberg, tem demonstrado grande preocupação com a corrupção no governo do Distrito Federal. Ele inclusive chegou a registrar no plenário do Senado que mais um administrador regional foi preso em julho, o de São Sebastião. Antes foram presos os administradores de Taguatinga e de Águas Claras.
Rollemberg lamentou que a corrupção tenha chegado a esse ponto na administração da capital do país e fez críticas ao governo do petista Agnelo Queiroz, afirmando que a corrupção é fomentada, principalmente, pela excessiva burocracia, que muito contribui para uma cultura da propina na administração de Agnelo Queiroz.
Rollemberg defendeu medidas para aumentar a transparência e o controle da sociedade sobre o governo, além de uma mudança no funcionamento das administrações regionais, com redução do número de cargos comissionados e contratação de concursados.
“Precisamos fazer concursos públicos. O Distrito Federal tem 18 mil cargos comissionados. Não é necessário esse tanto de cargos comissionados. Precisamos dar transparências às atitudes e as decisões dos gestores públicos. Precisamos criar um conselho de transparência, formado apenas por pessoas da sociedade civil, para fazer o controle social”, disse, assinalando que o governador Agnelo Queiroz precisa ter coragem para enfrentar a corrupção na máquina pública.