test banner

Lula: "É problema de Dilma"

Por: Julia Chaib - Correio Braziliense J


Lula participou de solenidade no Ministério da Justiça: homenagem (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Lula participou de solenidade no Ministério da Justiça: homenagem
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a saída da presidente da Petrobras, Graça Foster, é uma decisão que cabe à presidente Dilma Rousseff. Questionado se deveria haver troca no comando da petroleira, Lula respondeu: “Não acho. (...) Este é um problema da presidente Dilma, não meu” . O petista falou ao sair de um evento em comemoração aos 10 anos da reforma do Judiciário, no Ministério da Justiça.

Ao discursar na cerimônia, sem citar nomes, Lula criticou a divulgação de determinadas informações. “Neste momento, em que se realizam operações capazes de conduzir ao expurgo de atos ilícitos, de corruptos e corruptores, há setores que se lançam ao vazamento seletivo de inquéritos com objetivos políticos partidários”, disse. 

O evento homenageou o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, morto em novembro, por ter contribuído com a aprovação da Emenda Constitucional nº 45, que promoveu a reforma do Judiciário e criou o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). 
“A sociedade nunca esteve tão amparada para combater a corrupção”, disse Lula, ao dizer que Bastos melhorou o papel da Polícia Federal. O petista criticou a atuação do órgão durante governos anteriores, porque segundo ele a PF não tinha a autonomia nem investigava como deveria. 

Na cerimônia, Lula recebeu a medalha nacional de acesso à Justiça, assim como o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, entre outras pessoas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem