Uma lista com 45 atividades para você sair do sofá de casa, aproveitar a capital e deixar de lado a saudade da praia
Por Paulo Lannes - Revista Veja Brasília
Houve um tempo em que Brasília costumava ficar quase deserta no período entre as festas de fim de ano e o Carnaval. O esvaziamento da cidade era tão notório que, de 1995 a 1998, o então governador Cristovam Buarque criou o projeto Temporadas Populares, com espetáculos de música e teatro gratuitos, a fim de combater a ausência de programação nessa época do ano. Isso, contudo, é coisa do passado. De lá para cá, a população cresceu e os segmentos ligados a temas como entretenimento, esportes, gastronomia, vida noturna e cultura reagiram. Hoje, quem curte o momento de altas temperaturas na capital dispõe de uma boa oferta de atrativos para deixar o sofá de casa. Tal fato pode ser conferido nesta edição, na qual apresentamos 45 sugestões para ser desfrutadas no início de 2015. A eclética lista traz atividades ao ar livre, na água e em locais fechados para esportistas, crianças, baladeiros e fãs de drinques, boa comida, exposições, cinema, música — até quem já pensa na folia de fevereiro tem aquecimento garantido. Fique à vontade para montar sua agenda de veraneio e descobrir que a longa distância para as praias nem sempre implica falta de diversão.
(Foto: Michael Melo)
Um lago de atrações
Pode ser que os 48 quilômetros quadrados de águas represadas não sejam capazes de suprir a falta do mar, mas a vocação do Lago Paranoá para os esportes aquáticos é algo evidente em suas margens. Num dia ensolarado, virou fato comum observar praticantes de stand-up paddle, windsurf (foto), wakeboard ekitesurf treinando suas manobras em águas brasilienses. Para iniciantes e iniciados, os preços são tabelados pelas empresas de acordo com o equipamento utilizado e o tempo de uso (em geral, uma hora). Hoje, eles variam de 35 a 150 reais.
Katanka: SCES, trecho 4, fone: 8172-5233, todos os dias, das 8h30 às 18h30.
Raia Norte: Parque das Garças, SHIN, QL 16, fone: 8566-2633, todos os dias, das 9h às 17h.
Marina Bia Jet: SCES, trecho 4, lote A/B, fone: 9999-9736, sábado e domingo, das 10h às 14h45.
(Foto: Roberto Castro)
Suando sob o sol
O Parque da Cidade dispõe de 46 quadras, com uso gratuito, que abrangem vários esportes. Vinte delas estão preparadas para vôlei, futsal e basquete. Cinco são voltadas para o tênis. Aqueles que preferem futebol e vôlei na areia têm 21 campos. Quem busca uma pedalada nas ciclovias do Plano Piloto conta com o sistema de bicicletas públicas compartilhadas (foto). Para ter acesso às bikes, deve-se baixar o aplicativo no celular e pagar 10 reais por ano pelo serviço. Elas podem ser usadas à vontade em passeios de até uma hora. Atualmente, existem quarenta pontos de retirada e devolução no centro da cidade (veja a lista em abr.ai/bikeverao).
Parque da Cidade: Asa Sul, fone: 3214-2728. Aberto 24 horas por dia.
(Foto: Michael Melo)
Nem é precisoser sócio
Alguns clubes da capital permitem que não associados usufruam suas instalações mediante cobrança de uma diária. No Clube dos Previdenciários (foto), o ingresso custa 30 reais (crianças de até 12 anos pagam a metade). O local conta com duas piscinas e um toboágua, além de restaurantes e quadras poliesportivas cobertas.Em Planaltina (DF), o Balneário Vale Verde cobra 10 reais por dia dos que aproveitam as cinco piscinas naturais com dois toboáguas, o campo de society,os pedalinhos e as churrasqueiras do endereço.
Clube dos Previdenciários: 712/912 Sul, conjuntoD, bloco 1, fone: 3878-7100.
Balneário Vale Verde: Fazenda Mestre d.’Armas, Setor de Clubes, número 2, Planaltina (DF), fone: 3028-2626.
Hotéis de portas abertas
Responsável pelos hotéis Brasília Palace, Kubitschek Plaza, Manhattan Plaza e Saint Paul, a Rede Plaza permite a entrada de qualquer interessado nas piscinas existentes nesses endereços. Para desfrutar o espaço, quem não estiver hospedado deverá pagar 242 reais entre segunda e sexta e 176 reais aos sábados e domingos. Há uma promoção para casal nos fins de semana: o preço cai para 99 reais por pessoa. O Hotel Nacional também oferece day use a 200 reais.
Brasília Palace: Setor de Hotéis de Turismo Norte, trecho 1, lote 1, Vila Planalto,fone: 3306-9100.
Kubitschek Plaza: Setor Hoteleiro Norte, quadra 2, bloco E, fone: 3319-3543.
Manhattan Plaza: Setor Hoteleiro Norte, quadra 2, bloco A, fone: 3319-3060.
Saint Paul: Setor Hoteleiro Sul, quadra 2, bloco H, fone: 2102-8400.
Hotel Nacional: Setor Hoteleiro Sul, quadra 1, bloco A, fone: 3321-7575.
(Foto: Michael Melo)
Teatro em pleno bosque
O Festival de Teatro Infantil (foto) tem feitoa alegria da criançada. Em meio às árvores do Jardim Botânico são realizadas apresentações gratuitas de artistas brasilienses, marcadas para ocorrer sempre às 11 horas dos domingos.No dia 25, será a vez de a trupe Néia e Nando encenar o musical A Vila do Chaves, inspirado no famoso programa televisivo mexicano. Esse mesmo grupo é responsável pela montagem Alice no País das Maravilhas, em cartaz no Teatro da Escola Parque. A peça ganha o palco aos sábados e domingos, às 17 horas.
Cafeteria do Jardim Botânico de Brasília: Setorde Mansões Dom Bosco, Área Especial, subida da QI 23, Lago Sul, fone: 3366-2141. A entrada no parque custa 2 reais (crianças de até 10 anos não pagam). Até 8 de fevereiro.
Teatro da Escola Parque: Entrequadra 307/708 Sul, fone: 3242-5278. O ingresso custa 50 reais.Até 1º de fevereiro.
(Foto: Roberto Castro)
Altas aventuras
Crianças e jovens em busca de lazer podem aproveitar o sol deverão para ir àNicolândia (foto), no Parque da Cidade. De longe se percebe a roda-gigante de 40 metros de altura, uma das atrações do lugar. O passaporte que dá acesso a todos os brinquedos custa35 reais de terça a sexta e 45 reais nos fins de semana. Quem comprá-lo pelo site nicolandiacenterpark.com.br ganhará 5 reais de desconto. Ao lado do centro de lazer fica o Carrera Kart, com circuito adaptado para pequenos carros de corrida. Os interessados na brincadeira pagam 77 reais por vinte minutos entre retas e curvas.
Nicolândia: Parque da Cidade, estacionamento 3, Asa Sul, fone: 3321-5330. De terça a domingo, das 14h às 22h.
Carrera Kart: Parque da Cidade, estacionamento 11, Asa Sul,fone: 3226-0526. De terça a domingo, das 9h às 23h30.
(Foto: Michael Melo)
As festas mais quentes da estação
Acompanhando o calor do período, casas noturnasda cidade resolveram esquentar a programação com festas especiais. A Victoria Haus sedia aos sábados o Projeto Verano (foto), comandado por DJs de house locais e nacionais famosos no cenário GLS. No Festival de Verão do Jazzy Club há música ao vivo de quinta a sábado, com repertório que vai do rock à MPB. Outra opção é curtir as Noites de Veraneio do Amsterdam Street 211. Ritmos latinos, como salsa e cumbia, tomam conta do agito, que ocorre sempre às sextas. O público ligado em um som mais pesado, caso do punk rock, tem vez no Baile dos Sunglasses At Nite!, marcado para o dia 31, dentro da Associação dos Empregados da CEB (Asceb).
Victoria Haus: Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte, quadra 1, número 930, fone: 3340-3007. Entre 30 e 40 reais. Até 7 de fevereiro.
Jazzy Club: 413 Sul, bloco A, loja 36, fone: 3536-0691. Entre 20 e 30 reais. Até 31 de janeiro.
Amsterdam Street 211: 211 Norte, bloco D, subsolo, fone: 8115-3725. Entre 10 e 20 reais. Até 30 de janeiro.
Asceb: 904 Sul, bloco A, fone: 3325-2980. Entre 25 e 30 reais.
Noite de reggae
A capital receberá, nestemês, o cantor Julian Marley, filho do músicoque consagrou o reggae mundo afora. O herdeiro de Bob Marley toca, acompanhado pela banda The Wailers Reunion, no Sun Festival Brasília, que deve ocorrer no dia 25 no palco do Minas Tênis Clube. No mesmo evento se apresenta o grupo paulistano Mato Seco, outro representante do ritmo. As entradas custam de 90 a 180 reais e podem ser adquiridas em www.bilheteriadigital.com.br.
Minas Tênis Clube: Setorde Clubes Norte, trecho 3, conjunto 6, fone: 3342-2232.A partir das 18h.
(Foto: Wellington Nemeth)
De segunda a segunda
Balada boa só nos fins de semana? Não no Outro Calaf, que funciona diariamente, sem folga. O projeto Segunda Linda (foto) conta com o grupo de Felipe Portilho e DJs convidados. Na terça, é a vez de o Adora Roda encher a noite com samba. A quarta está reservada para a Moranga, festa consagrada no cenário jovem da capital. No dia seguinte, ocorre o Baile Soul, animado por sucessos do funk e do soul. As sextas são do Mistura com Samba, que agrega ritmos como axé e bossa nova. Nos sábados, há o Sambão do Calaf, com repertório que inclui Paulinho da Viola e Chico Buarque. Por fim, os domingos ganham ensaio do bloco de Carnaval Santo Pecado. O preço da entrada varia de 10 a 40 reais.
Outro Calaf: Setor Bancário Sul, quadra 2, bloco Q,lojas 5 e 6, Edifício João Carlos Saad, fone: 3322-9581.
(Foto: Divulgação)
Ziriguidum no planalto
O Carnaval brasiliense oficial está mergulhado em problemas financeiros, mas a cidade conta com um roteiro aquecido por festas que prometem satisfazer quem gosta de samba no pé. A inauguração da temporada de folia caberá ao baile Fica Comigo. Marcado para o dia 24, às 15 horas, ele não terá o local divulgado até as vésperas do evento. A entrada custa de 60 a 160 reais e está à venda no sitebilheteriadigital.com. Para os participantes do Bicicobloco (foto), o agito nas ruas começa no dia 25, quando o grupo sai às 16 horas do Eixão Norte (na altura da quadra 214) rumo ao Buraco do Tatu. No mesmo dia, o La Ursa recebe o 5º Desfile das Virgens da Asa Norte, no qual homens travestidos disputam o troféu de Rainha das Virgens 2015. Esse encontro, previsto para as 13 horas, inclui feijoada e apresentação de orquestra de frevo. No dia 31, é a vez de a capital se agitar com o Suvaco da Asa. A concentração ocorrerá a partir das 9 horas no Quiosque da Codorna, na quadra 10 do Cruzeiro Velho.
(Foto: Divulgação)
À moda baiana
Dois shows preparam oclima carnavalesco na cidade.O ensaio do Timbalada, liderado por Denny (foto), ocorre no dia 31, dentro doVilla Mix. Daniel Duran, cantor sertanejo brasiliense, abrirá esse evento. No dia seguinte, Bell Marques, ex-Chiclete com Banana, faz sua apresentação no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha.
Villa Mix: Setor de Hotéisde Turismo Norte, trecho 2, conjunto 5, Vila Planalto,fone: 3326-9796, entre 40 e 160 reais.
Estacionamento do Mané Garrincha: Eixo Monumental, fone: 3242-0895, entre 140 e 320 reais.
(Foto: Michael Melo)
Pague um, tome dois
Os coquetéis aparecem como bom artifício para combater o calor desta época. Pensando nisso, alguns endereços oferecem duas bebidas ao preço de uma, enquanto outros aproveitam para estrear fórmulas na carta. Às quartas, grupos de mulheres têm direito a drinque duplo no Liv Lounge (foto). O ambiente se torna ainda mais animado com as apresentações de um barman malabarista nos fins de semana e o som de DJs de terça a domingo. Amantes do vinil encontram espaço noVictrola. Além de permitir que os clientes escolham o repertório musical entre 3 500 músicas disponíveis, o bar colocou sete clássicos (a exemplo de mojito, kir royal e caipirinha) para ser vendidos na promoção dois por um aos sábados e domingos. Outra novidade da casa é o horário de funcionamento: ela se manterá aberta de segunda a segunda. No Santé 13, em qualquer dia da semana, oito bebidas serão servidas em dose duplicada até as 21 horas. Quem for ao Loca Como Tu Madrenão verá preços diferentes, mas, sim, um cardápio de drinques repaginado. São sete misturas novas, todas exclusivas do bar.
Liv Lounge: Setor de Hotéis e Turismo Norte,trecho 2, conjunto 3, Condomínio Life Resort,Vila Planalto, fone: 3526-9921.
Victrola: 413 Norte, bloco E, lojas 3, 5 e 69, fone: 3032-2626.
Santé 13: 413 Norte, bloco A, loja 40, fone: 3037-2132.
Loca Como Tu Madre: 306 Sul, bloco C, loja 36, fone: 3244-5828.
(Foto: Divulgação)
Sabores marinhos
Novos pratos à base de frutos do mar saemdas cozinhas neste mês. A salumeriaPiccolo Emporium lançou seis receitas criadas pelo chef Ville Della Penna. Entre elas, o carpaccio de beterraba marinado com polenta, lula e mexilhão (foto). O Naumontou o menu Verão Estilo, com cinco pratos, exclusivo para correntistas do Banco do Brasil. Além disso, quem possui o cartão Ourocard tem o valor da conta reduzido em 15%. Outra casa que oferece promoção é a Manzuá: 25% de desconto em sete dos itens mais solicitados no endereço — cinco deles têm o camarão como ingrediente principal.
Piccolo Emporium: Vitrinni Shopping,Águas Claras, fone: 3797-1644.
Nau Frutos do Mar: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 41,fone: 3252-0155. Até 17 de fevereiro.
Manzuá: Pontão do Lago Sul, QI 10,Lago Sul, fone: 3364-6090. Até dia 31.
(Foto: Divulgação)
Exposições em alta
Quem deseja ampliar seus conhecimentos sobre arte — e fugir do sol quente — encontra boa oferta nas próximas semanas. A mostra Brecheret — Mulheres de Corpo e Alma, no Museu dos Correios, reúne 37 esculturas (na foto, Dançarina) e 107 desenhos criados pelo ítalo-brasileiro Victor Brecheret. Como adianta o título, as peças dizem respeito ao universo feminino. No Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), entra em cena, a partir de 5 de fevereiro, a exposição Ciclo. Serão quinze instalações feitas por treze artistas de vários países, todas inspiradas em conceito de Marcel Duchamp. Segundo o realizador francês, objetos comuns podem, sim, ser transformados em obras de arte.
Museu Nacional dos Correios: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, Edifício Apolo,fone: 3213-5076. Até 15 de março.
CCBB: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, fone: 3108-7600. Até 20 de abril.
(Foto: Divulgação)
Sinfonias populares
Apure seus ouvidos. Entre os dias 6 e 8 de fevereiro, a capital receberá o Encontro Nacional de Orquestras Populares. Ao todo, nove grupos nacionais se apresentarão gratuitamenteno Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) — no primeiro dia, o evento começa às 21 horas; nos outros, às 15 horas. Para a abertura, está definida a participação da Orkestra Rumpilezz (foto). O conjunto baiano já fez turnê pela Europa e ganhou diversos prêmios aqui no Brasil. Outros coletivos influentes desse segmento integram a festa, como a Orquestra Voadora do Rio de Janeiro, a Orquestra Contemporânea de Olinda e a brasiliense Orquestra Popular Marafreboi. Vale ressaltar que a premissa dessas equipes é promover o intercâmbio entre os sons brasileiros. Por isso, podem-se notar ritmos comuns ao frevo, ao samba e à MPB em suas músicas.
CCBB: Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, lote 22, fone: 3108-7600.
(Fotos: Divulgação)
De olho na tela
Que tal aproveitar o restinho das férias para ir ao cinema? Há boas estreias previstas para o período. No dia 29, será lançado o mais novo musical da Disney,Caminhos da Floresta (1), no qual a atriz Meryl Streep encarna uma bruxa decidida a punir personagens famosos de contos de fadas, como Chapeuzinho Vermelho e Rapunzel. Na mesma data, deve estrear o drama Grandes Olhos (2), sobre a briga judicial entre a artista Margaret Keane (interpretada por Amy Adams, vencedora do Globo de Ouro de melhor atriz pelo papel) e seu marido, que afirmava ser o autor das obras criadas por ela. Em 12 de fevereiro, chega ao circuito a tão esperada adaptação cinematográfica do livro Cinquenta Tons de Cinza (3) — para a felicidade da legião de fãs desse best-seller. Se você está em dúvida sobre onde assistir aos filmes, confira a reportagem na qual avaliamos as principais salas de cinema do Distrito Federal em abr.ai/testecinemasdf.
Colaborou Bruna Gulart