test banner

CLDF: CPI DO TRANSPORTE » Trabalhos começam até sexta

O tucano Raimundo Ribeiro foi um dos responsáveis pedir a CPI e também será integrante dela

Blocos devem fechar hoje os nomes que vão participar da comissão e, se houver consenso, investigações podem ter início até o fim da semana. Primeiro ponto a ser analisado é a planilha de gastos para elaboração do edital da concorrência

A CPI do Transporte deve começar a investigar a licitação de ônibus até o fim da semana. Os deputados distritais vão definir oficialmente hoje os nomes dos cinco integrantes da comissão. De manhã, haverá reuniões dos blocos partidários para anúncio dos escolhidos e, à tarde, a expectativa é que haja a definição do presidente, do vice-presidente e do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito. Pelo regimento da Casa, o prazo para escolha dos membros é de cinco dias, mas se houver consenso entre os líderes, o anúncio pode ser antecipado para que a CPI comece a funcionar.

Uma das dúvidas é sobre o indicado pelo bloco formado por PMDB, PP e PTB. O nome do deputado Robério Negreiros (PMDB) era dado como certo na semana passada. Porém, diante de atritos internos no partido, o parlamentar anunciou que não integraria a comissão. O líder do bloco, Welington Luiz (PMDB), garante que, apesar de o partido ter integrado o governo passado, não haverá interferência nas apurações. “Eu sempre defendi a CPI e assinei o requerimento para a criação da comissão. Se for constatada alguma irregularidade, que o responsável sofra as punições”, defende Welington. Além dele e de Robério, compõem o bloco Cristiano Araújo (PTB), Dr. Michel (PP), e Rafael Prudente (PMDB).

O bloco Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade (PDT/PV/SD) deve indicar Sandra Faraj (SD), enquanto o nome escolhido pelo grupo Força do Trabalho (PRTB/PTC/PPL/PSDB) será o do tucano Raimundo Ribeiro. O bloco Amor por Brasília (PEN/PHS/PR/PRB/PTN) já indicou Bispo Renato (PR) e os petistas devem fechar questão hoje em torno do nome do deputado Ricardo Vale. 

A planilha de gastos para elaboração do edital da concorrência pública está entre os primeiros documentos que devem ser requisitados pelos parlamentares. Há expectativa de que os parlamentares do DF também recorram aos colegas de Curitiba, que recentemente também realizaram uma CPI sobre o tema. Um dos primeiros convocados será o presidente da Comissão de Licitação, Galeno Furtado. 

A presidente da Câmara, Celina Leão (PDT), explica, que se os blocos oficializarem os nomes dos distritais escolhidos, a comissão poderá começar com mais rapidez. “Não há motivos para enrolar. Se houver acordo entre os líderes, como presidente, posso marcar as eleições para escolha do presidente e do relator”, justifica Celina. 

Unanimidade
A CPI foi criada na semana passada, com a assinatura de todos os 24 deputados distritais. A comissão vai investigar a licitação realizada pelo GDF em 2012 para renovar a frota de ônibus da cidade. No requerimento de criação da CPI do Transporte, os parlamentares citaram as denúncias de que empresas e advogados que participaram da licitação teriam se organizado para “aniquilar a ampla concorrência, o que pode estar acarretando prejuízos irreparáveis aos cofres públicos”.

Os parlamentares alegaram que as viações Piracicabana e Pioneira teriam vencido as licitações por conta de supostas irregularidades. A atuação do advogado Sacha Reck é outra suspeita citada no requerimento de criação da CPI. Ele defendeu as duas empresas que participaram da mesma licitação. A acusação mais grave é a de que Sacha teria prestado consultoria à Secretaria de Transporte nessa época. 

Sessão em Sobradinho

A Câmara Legislativa realiza a sessão de amanhã em Sobradinho, em comemoração ao aniversário da cidade (leia mais na página 24). Será mais uma edição do Programa Câmara em Movimento, que já levou a estrutura da Casa para a Rodoviária do Plano Piloto. Hoje, será oficializada a criação da Frente Parlamentar para Desenvolvimento da Região Norte. Ambos os eventos serão no Teatro de Sobradinho, na Quadra 12.



Fonte: Helena Mader – Correio Braziliense 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem