Dona de loja com seu nome em Taguatinga, Diana Moura (com a noiva Shirley) investiu alto no empreendimento
Distante do Plano Piloto, a oferta de produtos e serviços de
alto padrão se espalha pelas regiões administrativas com preços mais
acessíveis. Lojas de noivas, salões de beleza e restaurantes estão entre as
apostas de empresários que investem no atendimento diferenciado
Surgidas no rastro da construção de Brasília, as regiões
administrativas têm passado por constantes transformações. Na última década,
uma delas chama atenção: a oferta de produtos e serviços de alto padrão. O luxo
que aparece nas “satélites”, como são chamadas, se difere daquele disponível em
estabelecimentos do Plano Piloto e do Lago Sul no preço. Mas, comparado ao
comércio tradicional, os estabelecimentos se destacam pela aparência e pela
qualidade da mão de obra. A ponto de clientes de áreas nobres de Brasília e até
de cidades goianas e mineiras percorreram longas distâncias a fim de adquirir
um produto ou serviço.
A aposta
dos empresários em itens de alto padrão e mão de obra mais qualificada fica
evidente em lojas de noivas, salões de beleza e marcas de grife que se instalam
em shoppings. O fenômeno é relativamente novo e, por isso, nem a Federação do
Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) nem o
Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista/DF) têm estudo sobre o tema.
“Nas satélites existem pessoas com alto poder aquisitivo e os empresários
perceberam isso. Eles não fazem investimentos de forma aleatória. Nesses
shoppings, como os de Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia, instalam-se lojas
de marca e artigos de luxo porque existe demanda para isso”, reconhece Adelmir
Santana, presidente da Fecomércio.
Em uma
das principais avenidas de Taguatinga, a concentração de lojas de aluguel e
venda de vestidos de noiva chama a atenção. Em geral, os estabelecimentos são
modestos. Entre eles, a Diana Moura se destaca. A fachada de dois andares de
vidro exibe diferentes estilos de noivas. A loja, na QNA 1, está entre as mais
refinadas da cidade e promete “o sonho do vestido perfeito” por valores que
variam de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil. A loja é clara e bastante ampla. No térreo, o
atendimento é especializado em manequins plus size, que vão do 44 ao 60. No
primeiro andar, numerações menores.
Moradora
de Planaltina, Shirlei Soares da Silva, 24 anos, chegou com a mãe à loja e
ficou um pouco intimidada. “Achei que não poderia pagar por um vestido nesse
lugar. As vendedoras receberam a gente na porta, perguntaram sobre como eu
gostaria que fosse o vestido e gostei muito. Mas pensava: vou experimentar
porque já estou aqui. Mas não vou ter dinheiro para alugar um vestido nesse
lugar. E, no fim das contas, encontrei um modelo pelo qual pude pagar”,
comemora.
Empréstimos
A
proprietária, Diana Moura, começou como manicure de noivas em Ceilândia Norte.
Em julho de 2009, arriscou tudo no próprio negócio. Pegou um empréstimo de R$
60 mil e investiu em um salão especializado em proporcionar o dia da noiva, no
Setor P Norte. “Com o tempo, vi que estava perdendo todo o meu trabalho porque
a noiva passava o dia relaxando e, quando vestia o vestido, chorava porque o
traje estava sujo ou rasgado. Pensei: vou montar uma casa de noivas. E vai ser
a melhor da cidade. Em 2013, peguei R$ 200 mil de empréstimo e assim fiz”,
conta.
Este ano,
mesmo contra todas as projeções ruins da economia, a empresária deu um novo
passo: investiu R$ 500 mil no atual endereço. E, para quem fala em crise, ela
rebate com jogo de cintura. “Eu faço promoções, ajusto o preço e atendo minhas
clientes”, diz. Perguntada sobre como percebeu a oportunidade de investir numa
loja de luxo em uma região administrativa, e não na área central de Brasília,
ela diz que apenas observou o desejo das noivas enquanto era manicure. “São
clientes especiais, que precisam ser tratadas com profissionalismo e produtos
de qualidade”, resume.
Um corte
de cabelo no Plano Piloto e no Lago Sul, por exemplo, varia entre R$ 100 e R$
400. Nos melhores estabelecimentos do mesmo ramo nas satélites, a cliente sai
de madeixas renovadas por R$ 35 a R$ 100. Para a sindicalista e empresária, o
espaço para esses profissionais tem crescido na mesma proporção em que os
moradores ascendem socialmente. “As pessoas nasceram, cresceram e prosperam
nessas cidades. É o dono do mercadinho que virou um mercadão, a dona da lojinha
de festa que cresceu. Eles continuam vivendo lá, têm um poder aquisitivo alto e
querem consumir bens e produtos de qualidade na cidade onde vivem”, explica.
R$ 1 milhão
Quando o
assunto é beleza, Tânia Gomes Dias, 49 anos, não economiza. A empresária é dona
do Templo da Beleza, um salão de luxo localizado em Samambaia. Com três andares
e decoração exuberante, o salão costuma atender clientes de todo o DF. “Tudo
começou quando fui cortar o cabelo e o cabeleireiro errou o corte. Decidi que
ia investir pesado em algo diferente, que realmente funcionasse. Queria abrir
um salão que só quem é rico tem”, conta.
Natural
de Goiânia, Tânia mora no salão com o marido e os quatro filhos. Ela revela que
o valor investido no empreendimento ultrapassou R$ 1 milhão de reais. “Há cerca
de 22 anos, compramos o espaço quando ele era apenas uma casa simples.
Decidimos trabalhar duro, de forma a fazer o melhor salão possível. Não
queríamos ser só mais um”, pontua. A visagista recebe clientes de todas as
classes sociais. “Temos clientes daqui (Samambaia), de Águas Claras e até de
Valparaiso (GO). Não me importa se a pessoa chega aqui de chinelo ou de salto;
para nós, são todos iguais e merecem o mesmo respeito”, garante.
Quando
perguntada sobre o diferencial do estabelecimento, Tânia é enfática. “O
diferencial sou eu, porque estudei e me preparei para trazer para Samambaia um
salão que não perde em nada para os salões de lugares mais chiques, como o
Sudoeste.”
Fonte: Adriana Bernardes – Correio Braziliense