test banner

Governo cria parceria para avançar na gestão das águas no DF


GOVERNO DE BRASÍLIA
Secretaria de Estado do Meio Ambiente 

Técnicos do DF visitaram projeto da Itaipu Binacional para avançar com projeto Cultivando Água Boa, que já é sucesso na integração de 29 municípios na bacia do rio Paraná

O governo de Brasília e a Itaipu Binacional iniciaram cooperação técnica para melhorar a gestão das águas no DF. Nesse sentido, técnicos do DF e Goiás estiveram entre os dias 11 e 15 deste mês em Foz de Iguaçu, no Paraná, para conhecer as experiências do Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.

"O intercâmbio demonstrou a necessidade de aprofundar e ampliar a troca de experiências", avaliou o secretário do Meio Ambiente, André Lima. O DF já desenvolve iniciativas em suas bacias hidrográficas para a conservação de água e o programa da empresa binacional tem características semelhantes às que se pretende desenvolver em nossa região.

Neste sentido, será realizada reunião na quinta-feira (23) com os representantes dos órgãos que foram a Itaipu (Sema, Ibram, Secti, Seagri, Adasa, Caesb, Emater) e da sociedade civil. No dia 29 (quarta-feira), os conselhos de Recursos Hídricos (CRH) e do Meio Ambiente (Conam) farão sua segunda reunião conjunta.

Será no Salão Branco do Palácio do Buriti. Na ocasião, será assinado o Acordo de Cooperação entre o Governo de Brasília e o Programa Cultivando Água Boa da Itaipu Binacional.

"O programa possui identidades e convergências com o que se pretende também consolidar em Brasília", afirma Sérgio Ribeiro, subsecretário de Água e Clima da Sema. Brasília tem em comum com a Foz do Iguaçu, ao sul, o pertencimento à região hidrográfica do Paraná, que integra a grande bacia do Prata.

A bacia do Prata é a segunda maior bacia hidrográfica de rios de águas transfronteiriças da América do Sul. Abrange nove estados brasileiros (MT, MS, DF, GO, MG, SP, PR, SC e RS) e cinco países (Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai).

Prêmio
O Programa Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional foi reconhecido como o melhor programa do mundo em gestão integrada de água. E foi premiado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em março passado, na quinta edição do prêmio Water for Life, em Nova Iorque, na categoria de melhores práticas de participação pública, educativas, de comunicação e/ou sensibilização.

O programa de gestão ambiental e territorial é integrado e sistêmico. Define a água como elemento integrador, a bacia hidrográfica como unidade territorial, a gestão participativa e em rede, a educação ambiental, o envolvimento comunitário e o empoderamento social como diretrizes para políticas públicas intersetoriais.

O programa da Itaipu é apontado por estudo da FGV como um exemplo internacional de gestão transversal, sinergia e sustentabilidade, com potencial de aplicação em outros territórios subnacionais, nacionais e mundiais.

-- 

http://www.sema.df.gov.br/
Facebook Sema

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem