test banner

Na campanha contra o câncer de mama, Brasília se veste de rosa

Desde 2010, o Congresso Federal se antecipa e começa a usar as luzes especiais um dia antes do início da campanha
Cartões-postais de Brasília estão coloridos, a partir de hoje, em referência ao Outubro Rosa. O mês é dedicado à conscientização das mulheres na prevenção e nos cuidados contra o câncer de mama. A ação dura 31 dias: monumentos da capital se vestem com a cor rosa. Desde 2010, quando a mudança passou a ocorrer em Brasília, o Congresso Federal se antecipa e começa a usar luzes cor-de-rosa um dia antes do início da campanha.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 1 milhão de casos da doença são diagnosticados no mundo anualmente. Trata-se, portanto, do câncer mais comum entre as mulheres. O primeiro país que notou esses números foi os Estados Unidos. E, por isso, desde 1990 a campanha do Outubro Rosa é usada para fortalecer a prevenção. Um dos símbolos dessa batalha é a fita rosada que algumas pessoas, em geral, políticos ou militantes, utilizam como broche.

Desde 2010, o Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) participa desse movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle da doença. Foi a primeira entidade a fortalecer a campanha no Brasil. Ainda hoje, é um dos principais locais de apoio à causa, seguido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), que, em Brasília, oferece diversos endereços com o objetivo de atender mulheres (veja abaixo).

ENDEREÇOS ÚTEIS
Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (Abac)
Setor Comercial Sul, Quadra 1 Lote 30. Tel: 3343-2412/3343-0321

Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília — Recomeçar
405 Sul Bloco K Apartamento 204. Tel: 9961-0601

Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília
SHIS QI 9 Bloco G Sala 202, Lago Sul. Tel: 3364-5467
  


Fonte:  Bernardo Bittar - Correio Braziliense – Foto: Rodrigo Nunes /CB/D.A. Press  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem