Seminário
"Relatos das Oficinas Criativas" dará continuidade à elaboração do
documento, que visa inovar o conceito de turismo na capital e que será
apresentado já em dezembro para a população
Com o objetivo de mobilizar a cidade
para o novo conceito de pensar, planejar e produzir turismo com criatividade e
inovação, a Secretaria de Turismo de Brasília, em parceria com o SEBRAE-DF,
realizará o Seminário Relatos das Oficinas de Turismo Criativo, dando continuidade
às ações de desenvolvimento do Plano de Turismo Criativo de Brasília. O
encontro acontecerá no dia 15 de outubro, a partir das 14h30, no Centro de
Convenções Ulysses Guimarães (Auditório Buriti).
Na ocasião, serão apresentados relatos
e demais resultados das oficinas criativas anteriores, que reuniram
empresários, lideranças do trade, promotores de eventos, gestores culturais,
startups, estudantes e consultores no Planetário de Brasília, ocorridas no mês
de setembro. A ideia é mostrar aos participantes e colaboradores os
encaminhamentos para complementação do plano, previsto para ser entregue aos
brasilienses já em dezembro deste ano.
“Por meio do Plano de Turismo Criativo,
vamos buscar transformar Brasília em referência de cidade criativa, com
soluções inovadoras para o desenvolvimento local”, afirma o secretário de
Turismo, Jaime Recena. Ele assegura que esforços da secretaria estão voltados
para viabilizar a estruturação do plano. “Pela análise da realidade atual da
cidade e suas necessidades de transformação em produtos turísticos regionais,
nacionais ou internacionais mais criativos, têm sido propostas várias
intervenções, conceitos e atratividades em etapas que possam mobilizar pessoas,
turistas, a cidade, a sociedade civil, empresas, o governo local e entidades”.
Recena afirma que o Turismo Criativo
traduz-se, na atualidade, como a nova tendência do mercado mundial e uma
necessidade de diversificar o setor turístico para a competitividade. “É
preciso proporcionar aos visitantes de uma cidade a possibilidade de fazer uma
imersão na cultura, nas artes, na gastronomia, no modo de vida das pessoas, nos
eventos de rua, nos novos negócios, na tecnologia, nos roteiros e visitas fora
do lugar comum, proporcionando-lhes vivências únicas e verdadeiramente
inovadoras no local, com base na nova economia criativa”.
O trabalho conjunto de consultoria
técnica criativa tem assessorado o desenvolvimento e estruturação do plano, utilizando
a metodologia da Escola de Criatividade – organização que já desenvolveu
projetos em diversos destinos, para criar novos conceitos e ideias no setor
turístico. “Trazer o novo, envolver o trade turístico em uma nova dinâmica de
mercado, para pensar novos produtos e novas formas de gerar negócios em torno
dos segmentos turísticos são os objetivos desses encontros altamente práticos
em torno de ideias e soluções”, afirma consultor especialista em turismo
criativo da Escola de Criatividade, Jean Sigel.
Serviço: Seminário
"Relatos das Oficinas Criativas"
Data: 15 de outubro
Horário: 14h30
Local: Centro de Convenções Ulysses
Guimarães (Auditório Buriti).