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51ª Reunião do CONDETUR encerra o ano com balanço positivo (Concurso entre alunos de universidades da cidade será realizado para a criação da Marca Brasília )

Concurso entre alunos de universidades da cidade será realizado para a criação da Marca Brasília 

Na manhã de segunda-feira (14), o Conselho de Desenvolvimento do Turismo – CONDETUR, presidido pelo secretário Adjunto de Turismo, Jaime Recena, se reuniu na quinta vez durante o ano de 2015 para deliberar sobre assuntos que visam a promoção do turismo da cidade. No encontro, realizado no Hotel Base, foram apresentadas aos conselheiros as propostas de Parcerias Público-Privadas e concessões dos equipamentos turísticos da cidade, além do mecanismo para elaboração da Marca Brasília. Ainda durante a reunião, foi feito o balanço das atividades discutidas e encaminhadas pelo Conselho ao longo do ano.

Recena afirmou que apesar das dificuldades financeiras encontradas pelo Governo de Brasília em 2015, o resultado da união das entidades do trade foi positivo. “Apesar da falta de recursos do governo, conseguimos captar mais eventos do que no ano passado e encaminhamos propostas que vão alavancar o turismo de Brasília. A união do conselho é fundamental para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou o presidente.

“Todos nós queremos que Brasília receba mais turistas para movimentar a economia e para que as entidades, aqui representadas, obtenham mais resultados: guias, hotéis, empresas de receptivos, restaurantes e todos os outros que compõem o trade. Num momento tão difícil do nosso país, este Conselho, aqui reunido, não tem a menor dúvida de que uma das formas de enfrentar a crise econômica é o desenvolvimento do turismo. Os números que a gente tem são muito aquém do nosso potencial e vamos trabalhar para mudar essa realidade”, concluiu o secretário.

O subsecretário de Parceria Público-Privada da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Luiz Alberto Grande, apresentou aos conselheiros a proposta de Parcerias Público-Privadas (PPS´s) e concessões dos equipamentos turísticos da cidade. “PPP´s são contratos de colaboração entre o Estado e a iniciativa privada, com o objetivo de prover o bem público e serviços à população”, explanou o secretário. De acordo com Grande, umas das principais vantagens de contratos de PPP´s bem estruturados, em relação ao modelo de licitação tradicional, é a economicidade potencial gerada.

A Câmara Temática –  grupo de trabalho criado com determinada finalidade e prazo de vigência –, criada em 2015 para tratar da “promoção do destino Brasília”, criou o mecanismo para desenvolvimento da marca que vai representar a cidade. O produto foi apresentado aos conselheiros pela diretora da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing, Claudia Maldonado e aprovado por unanimidade durante a reunião. O plano prevê concurso entre alunos de Instituições de Ensino Superior da cidade, com comissão julgadora composta por pessoas com notório conhecimento na área, para a criação da Marca Brasília.  De acordo com a presidente da Associação Brasiliense de Turismo Receptivo (Abare), Beatriz Borges, a proposta é que se tenha uma marca que todas as entidades possam usar. “É muito difícil vender uma cidade sem identidade”, afirmou.

No início da atual gestão, através de uma Câmara Temática foi revisto o Regimento Interno do CONDETUR, criando a figura do Presidente de Honra e também alterando a estrutura do Conselho. Esta mesma Câmara está revisando o Regimento Interno e o processo de captação do do Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal – FITUR. Estão em andamento a proposta de eventos integrados com a criação de um workshop com palestrantes renomados de cases de sucesso – SEBRAE; proposta de criação de uma cartilha com instruções para a captação de eventos; e proposta de criação do projeto de agenda única de eventos, reunindo Turismo, Cultura e Esporte – ações fazem parte de uma outra Câmara Temática criada para tratar da “captação de eventos”.

Reativado em 2010, o CONDETUR/DF auxilia na proposição de diretrizes, metas, subsídios, formulação, implantação e avaliação da política de turismo do Distrito Federal, monitorando e colaborando constantemente com seu planejamento e execução de forma descentralizada e com a participação dos cidadãos. Com caráter consultivo e propositivo, o Conselho teve seu regimento interno e composição aprovados por meio do Decreto nº 33.525, de 9 de fevereiro de 2012. 


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