Concurso
entre alunos de universidades da cidade será realizado para a criação da Marca
Brasília
Na manhã de segunda-feira (14), o
Conselho de Desenvolvimento do Turismo – CONDETUR, presidido pelo secretário
Adjunto de Turismo, Jaime Recena, se reuniu na quinta vez durante o
ano de 2015 para deliberar sobre assuntos que visam a promoção do turismo da
cidade. No encontro, realizado no Hotel Base, foram apresentadas aos
conselheiros as propostas de Parcerias Público-Privadas e concessões dos
equipamentos turísticos da cidade, além do mecanismo para elaboração da Marca
Brasília. Ainda durante a reunião, foi feito o balanço das atividades
discutidas e encaminhadas pelo Conselho ao longo do ano.
Recena afirmou que apesar das dificuldades
financeiras encontradas pelo Governo de Brasília em 2015, o resultado da união
das entidades do trade foi positivo. “Apesar da falta de
recursos do governo, conseguimos captar mais eventos do que no ano passado e
encaminhamos propostas que vão alavancar o turismo de Brasília. A união do
conselho é fundamental para alcançarmos resultados satisfatórios”, afirmou o
presidente.
“Todos nós queremos que Brasília receba
mais turistas para movimentar a economia e para que as entidades, aqui
representadas, obtenham mais resultados: guias, hotéis, empresas de receptivos,
restaurantes e todos os outros que compõem o trade. Num momento tão
difícil do nosso país, este Conselho, aqui reunido, não tem a menor dúvida
de que uma das formas de enfrentar a crise econômica é o desenvolvimento do
turismo. Os números que a gente tem são muito aquém do nosso potencial e vamos
trabalhar para mudar essa realidade”, concluiu o secretário.
O subsecretário de Parceria
Público-Privada da Secretaria de Economia, Desenvolvimento Sustentável e
Turismo, Luiz Alberto Grande, apresentou aos conselheiros a proposta de
Parcerias Público-Privadas (PPS´s) e concessões dos equipamentos turísticos da
cidade. “PPP´s são contratos de colaboração entre o Estado e a iniciativa
privada, com o objetivo de prover o bem público e serviços à população”,
explanou o secretário. De acordo com Grande, umas das principais vantagens de
contratos de PPP´s bem estruturados, em relação ao modelo de licitação
tradicional, é a economicidade potencial gerada.
A Câmara
Temática – grupo de trabalho criado com determinada finalidade
e prazo de vigência –, criada em 2015 para tratar da “promoção do
destino Brasília”, criou o mecanismo para desenvolvimento da marca que vai
representar a cidade. O produto foi apresentado aos conselheiros pela diretora
da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing, Claudia Maldonado e
aprovado por unanimidade durante a reunião. O plano prevê concurso entre
alunos de Instituições de Ensino Superior da cidade, com comissão julgadora
composta por pessoas com notório conhecimento na área, para a criação da Marca
Brasília. De acordo com a presidente da Associação Brasiliense
de Turismo Receptivo (Abare), Beatriz Borges, a proposta é que se tenha uma
marca que todas as entidades possam usar. “É muito difícil vender uma cidade
sem identidade”, afirmou.
No início da atual gestão, através de
uma Câmara Temática foi revisto o Regimento Interno do CONDETUR, criando a
figura do Presidente de Honra e também alterando a estrutura do Conselho. Esta
mesma Câmara está revisando o Regimento Interno e o processo de captação
do do Fundo de Fomento à Indústria do Turismo do Distrito Federal –
FITUR. Estão em andamento a proposta de eventos integrados com a criação
de um workshop com palestrantes renomados de cases de sucesso
– SEBRAE; proposta de criação de uma cartilha com instruções para a captação de
eventos; e proposta de criação do projeto de agenda única de eventos, reunindo
Turismo, Cultura e Esporte – ações fazem parte de uma outra Câmara
Temática criada para tratar da “captação de eventos”.
Reativado em 2010, o CONDETUR/DF
auxilia na proposição de diretrizes, metas, subsídios, formulação, implantação
e avaliação da política de turismo do Distrito Federal, monitorando e
colaborando constantemente com seu planejamento e execução de forma descentralizada
e com a participação dos cidadãos. Com caráter consultivo e propositivo, o
Conselho teve seu regimento interno e composição aprovados por meio do Decreto
nº 33.525, de 9 de fevereiro de 2012.